Ibovespa
126.922,11 pts
(-0,99%)
Dólar comercial
R$ 5,81
(0,75%)
Dólar turismo
R$ 6,04
(0,60%)
Euro
R$ 6,09
(-0,27%)

Movimentação cresce 10% no Porto Itapoá em 2017

Previsão para este ano é de acréscimo de 22%; expansão da área garantirá atendimento da demanda
Por Redação em 15 de janeiro de 2018 às 10h23 (atualizado às 10h33)

O Porto Itapoá fechou o ano de 2017 com acréscimo de 10% em sua movimentação total na comparação com 2016, incluindo exportações, importações, cabotagem, transbordos e movimentação de contêineres vazios. Ao todo, durante os 12 meses do ano passado foram movimentados 612 mil TEUs, contra 558 mil TEUs de 2016. A previsão para 2018 é que o porto movimente 750 mil TEUs, avanço de 22% em relação ao ano passado.

O destaque de 2017 ficou por conta do longo curso , com crescimento de 16,21% , cerca de 47 mil TEUs a mais do que em 2016, chegando aos 337 mil TEUs. Apenas as importações saltaram de 116 mil TEUs para 145 mil TEUs, incremento de 25%. As exportações, por sua vez, registraram aumento de 10,34%, passando de 174 mil TEUs em 2016 para 192 mil TEUs em 2017.

Movimentação cresce 10% no Porto Itapoá em 2017
Divulgação

Em novembro de 2017 já havia uma sinalização positiva das operações em Itapoá, quando houve um salto na participação do mercado de movimentação de contêineres no estado de Santa Catarina de 30,8% (me outubro de 2017) para 35,3% (em novembro de 2017). Essa participação veio em ritmo progressivo e gradual mês a mês, consolidada no final do ano, quando se confirmou que a cada três contêineres movimentados em Santa Catarina um passa pelo Porto Itapoá. Quando se contempla ainda o estado do Paraná, a participação, que era de 20,7% (outubro/2017) passa a ser de 23,3% (novembro/2017), quase um quarto da movimentação dos dois estados.

Segundo o diretor Comercial de Itapoá, Roberto Pandolfo, o aumento do volume que o porto vem apresentando é resultado do atendimento e dos serviços diferenciados prestados ao cliente, com foco na excelência operacional somada ao relacionamento mais próximo e personalizado. “O cliente percebe quando o porto que ele escolheu agrega valor para seus produtos. É uma série de compromissos envolvidos, desde o entendimento de seu processo industrial até a configuração do terminal para solucionar sua demanda, com a maior agilidade e segurança possíveis”, afirma.

Expansão

O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011 com uma infraestrutura capaz de movimentar 500 mil TEUs por ano. Desde 2013, contudo, essa capacidade já vinha sendo superada e, para atender à demanda do mercado, o terminal deu início ao seu processo de ampliação. Em outubro de 2016, depois da obtenção de todas as licenças, as primeiras obras tiveram início.

Em dezembro passado, por exemplo, foi concluída a primeira etapa dessa ampliação, com a finalização da obra de engenharia de uma área de 60 mil m², que será acrescida ao seu pátio de manobras. Até maio deste ano, outros 40 mil m² serão agregados ao pátio, que passará a ter 210 mil m². Também até maio está prevista a conclusão da obra de extensão do píer de atracação, que passará dos atuais 630 metros para 800 m.

Com essas obras, estará concluída a primeira etapa do projeto de expansão, permitindo ao terminal aumentar a sua capacidade de movimentação para 1,2 milhão de TEUs por ano.

De acordo com o presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner, nesses seis anos de operação o terminal apresentou números muito positivos e, mesmo quando o cenário político e econômico foi desfavorável, o empreendimento proporcionou diferenciais aos clientes, criando uma relação de confiança e se consolidando entre os maiores terminais de contêineres do país. “O Porto Itapoá sempre buscou o crescimento sustentável de suas operações, focando no cliente e trazendo segurança também aos seus investidores. Essa equação deu garantias ao negócio. Iniciamos uma obra de expansão, mesmo em um momento de crise, já que havíamos alcançado uma movimentação recorde de mais de 600 mil TEUs em 2017”, afirma.

Schreiner acredita que a retomada da atividade industrial e do crescimento econômico criarão demandas ainda maiores por serviços portuários. “Sabemos do desafio, mas também acreditamos que a estratégia e o esforço até aqui deixaram o terminal preparado para conquistar esse e outros objetivos”, garante.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar