A VLI registrou, no último mês de novembro, um novo recorde de carregamento no Terminal Integrador de Palmeirante, no Tocantins. Ao todo, foram 172.438 toneladas de milho carregadas na unidade. O resultado ultrapassou o último recorde de carregamento realizado em julho, quando o terminal operou 152.100 t de soja.
Para a realização do transbordo, foi recebido um total de 4.538 carretas com milho proveniente dos estados do Tocantins, Mato Grosso e Maranhão. No carregamento, foram necessários 1.806 vagões divididos em 22 trens. Com destino a exportação, a carga é levada para o Porto do Itaqui, na capital maranhense, São Luís.
O Terminal Integrador Palmeirante está localizado na cidade homônima, região que vem se destacando na produção agrícola. Atualmente, recebe cargas que chegam de caminhão dos estados do Tocantins e Mato Grosso e realiza o transbordo para os vagões, que seguem de trem para o Porto do Itaqui. A estrutura de 12 mil m² conta com dois tombadores de carretas, dois silos com capacidade para armazenar 6 mil toneladas cada e uma tulha com capacidade de carregamento de mil toneladas por hora.