O operador logístico mineiro Cesa Logística realiza, desde o mês de novembro, a distribuição de sorvetes e leite para a Kibon e Itambé, respectivamente. Para a empresa, esse é o começo de uma atividade – produtos que exigem ambientes refrigerados – que tem motivação estratégica, já que a operação no novo segmento vai equilibrar a sazonalidade do faturamento em outros clientes.
As operações são qualificadas como de alta complexidade por envolverem fatores como a temperatura e o tempo de escoamento da mercadoria. Para a Itambé, por exemplo, a Cesa distribui três milhões de litros de leite tipo C mensalmente. O maior movimento do produto nos pontos de venda é no horário matutino, em virtude do café da manhã. O transporte é realizado da fábrica do produtor em Pará de Minas (MG) até o centro de distribuição, nas imediações de Contagem (MG), de onde o produto é enviado para os locais de venda. Se o leite não chega na padaria logístico pela manhã, as vendas ficam totalmente prejudicadas.
Para a Kibon, o trabalho consiste na distribuição de sorvetes em 640 pontos-de-venda por dia em Belo Horizonte e região Metropolitana, além de cidades como Ouro Preto e Mariana, a uma distância de 100 quilômetros. A operação exigiu a compra de 10 caminhões refrigerados Mercedes-Benz. "Com a Kibon e a Itambé, estamos ampliando nosso portfólio de serviços, aplicando nossa experiência de mercado nesse novo segmento", acredita Anderson Diniz, diretor Comercial da Cesa Logística.
E ainda, segundo ele, o atendimento a Kibon significou uma importante consolidação da imagem empresa junto à Unilever. A Cesa já presta serviço à multinacional em outros dois ramos de atuação (alimentos e higiene e beleza).