O Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá começou a embarcar no último domingo, 26 de janeiro, os primeiros navios de soja com destino à China. Ao todo, foram três embarcações com carga fechada, num total de 187.400 toneladas do grão.
O primeiro navio a atracar e carregar o produto foi o Okeanos Bliss, no berço 213, que carregou mais de 62 mil t. Na sequência, na última segunda-feira à noite, 27 de janeiro, o Corredor de Exportação recebeu os navios Mastro Nikos, no berço 212, que carregou 63 mil t, e o Tai Promotion, que, no berço 214, embarcou 62.300 t.
Segundo o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, a carga dos três navios foi composta por quatro terminais que atuam no Corredor de Exportação. “Esta é a peculiaridade do carregamento de grãos no Porto de Paranaguá. O nosso modelo, em sistema de pool, garante agilidade às operações. A carga pode ser embarcada ao mesmo tempo nos três berços e permite que um mesmo navio receba carga de diferentes produtores e terminais”, afirma.