A Choice Logistics, empresa norte-americana que oferece serviços logísticos críticos de reposição de peças, procurou a brasileira Exata Logística para dar início às suas operações no Brasil. O contrato, em vigor desde setembro, envolveu a contratação de pessoal, treinamento e melhoria nos sistemas operacionais.
A operação da Exata Logística para a Choice é bastante exigente, com um tempo de resposta muito curto. São clientes como bancos e hospitais, por exemplo, que precisam de peças de manutenção urgente e não podem aguardar por muito tempo. Desde a solicitação de um pedido até a entrega final no cliente, a Exata tem duas horas de prazo para o atendimento na Grande São Paulo. Para as demais localidades do Brasil, os prazos são diferenciados, seguindo, porém, o mesmo critério de rapidez.
Os pedidos são feitos via web e chegam até a central da Choice em Nova York, EUA. O sistema da empresa indica onde está a peça mais próxima e aciona a empresa prestadora de serviço, no caso do Brasil, a Exata Logística. O acionamento é feito por e-mail, fax e telefone. A partir daí, a companhia brasileira tem exatos 15 minutos para separar e expedir a peça, enviando a baixa para o sistema nos Estados Unidos. Caso a missão não seja cumprida, a Choice fará um follow up de 15 em 15 minutos.
O mesmo vale para o prazo de duas horas de entrega. A Exata deve emitir um aviso de entrega 15 minutos antes de o prazo expirar. A operação faz com que a Exata Logística trabalhe ininterruptamente para alcançar o padrão Choice, de 99,8% de exatidão em seus procedimentos.
"É um trabalho que exige uma logística muito delicada", diz Maurício Pastorello, diretor-geral da Exata Logística. O serviço é novidade por aqui; A Choice passa a oferecer seus serviços no Brasil para os cerca de 80 clientes em nível global da empresa. A empresa possui três centros de armazenagem nos Estados Unidos e três fora do país, além de 260 SSL (Localização Estratégica de Estocagem, da sigla em inglês). Para alguns clientes, a Choice realiza operações com tempo máximo de 30 minutos. "É uma operação muito importante, um aprendizado", afirma Pastorello. Sem dúvida. Aqui no Brasil, a Exata abriga 500 itens diferentes de reposição em suas instalações, em alguns casos de apenas uma unidade.
Por enquanto, dois clientes da Choice estão operando com a Exata Logística, mas o objetivo é expandir o serviço para toda a América do Sul.
Pastorello informa que não foi preciso fazer mudanças físicas para atender ao novo cliente, já que a operação ainda é pequena, 60 pedidos mensais. Mas ele enfatiza que, apesar de não representar um grande acréscimo no faturamento nem na movimentação, a operação é de grande importância, pelo ineditismo: "É um diferencial ter esse serviço no portfólio. Saímos na frente", ressalta. O diretor da Exata também lembra que "não conhecia uma empresa especializada nisso, com essa tecnologia e eficiência", e antecipa que este pode não ser ainda um grande mercado, mas é uma grande tendência no mundo.
www.choicelogistics.com
www.exata.com.br