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Porto Chibatão passa a operar 24 horas

Previsão é de aumento no volume movimentado no primeiro semestre de 2014
Por Redação em 30 de outubro de 2013 às 14h06

O Porto Chibatão, terminal portuário instalado em Manaus, iniciou a operação 24 horas para movimentação de cargas nos armazéns e pátios, entrega de produtos desembaraçados pela Receita Federal e recebimento de cargas para exportação.

Também a unidade alfandegada, que faz parte do Grupo Chibatão, passou a operar ininterruptamente na entrega e recebimento de cargas de cabotagem, armazenagem, recebimento de cargas em trânsito aduaneiro e movimentação de contêineres vazios.

Segundo o gestor do porto, Jhony Fidelis, a previsão é a de que o volume total de cargas que passam mensalmente pelo terminal – 25 mil TEUs em média – seja ampliado apenas no primeiro semestre de 2014 graças à operação 24 horas. “O planejamento do porto e dos armadores já está definido até o final do ano. Por isso, neste primeiro momento não teremos acréscimo significativo no volume de cargas”, diz.

Algumas iniciativas, porém, já refletem a ampliação do período de movimentação. O executivo anuncia que, até o final do ano, o quadro de colaboradores será aumentado em 14%. De acordo com ele, o terminal já conta com estrutura e tecnologia, que antes ficavam ociosas, mas foi preciso reforçar o número de funcionários, principalmente operadores de máquinas, como RTGs e tratores portuários.

Números

O Porto Chibatão fechou o terceiro trimestre deste ano com movimentação de 101.556 TEUs, crescimento de 12,09% frente ao mesmo período de 2012. Fidelis revela que os principais responsáveis pelo crescimento foram as importações de insumos para as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). Produtos e cargas para a construção civil vieram logo na sequência, seguidos por mercadorias destinadas o comércio da capital amazonense e demais municípios do estado.

O gestor destaca que, mesmo com o crescimento no volume, o tempo de permanência, movimentação e liberação dos produtos caiu. Há um motivo para isso. “Colocamos em operação o sistema OCR de fiscalização e o scanner de contêineres, o que possibilitou fiscalizar o conteúdo em 20 segundos, contra três dias pelo sistema manual anterior”, afirma.

Ainda segundo o executivo, do total de cargas movimentadas no terminal, de julho a setembro, 94,3% teve desembaraço aduaneiro automático (canal verde).

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