Locar montará módulos de navio-plataforma
Companhia irá operacionalizar mais de 15 mil toneladas
Por
Redação em
9 de maio de 2013 às 14h53
(atualizado em 14/05/2013 às 10h06)
A Locar Guindastes e Transportes Especiais informou, neste início de maio, que foi contratada pelo Estaleiro Brasa, situado em Niterói (RJ), para atuar na montagem de módulos do navio-plataforma FPSO Cidade de Ilha Bela, que atuará na exploração de petróleo na camada de pré-sal na região do campo Sapinhoá, na Bacia de Santos, a 300 metros da costa e a 2.140 m de profundidade.
Para efetuar o trabalho, a companhia utilizará dois guindastes com capacidade de 750 toneladas cada um – modelo Liebherr LR 1750. Ao todo, os guindastes da Locar vão atuar em dez módulos, movimentando 15.785 t.
Embarcação
O contrato para a construção do FPSO Cidade de Ilha Bela, que demandou investimentos de US$ 1 bilhão, foi firmado em abril do ano passado entre Petrobras, BG E&P Brasil e Repsol Sinopec Brasil. A unidade iniciará os trabalhos no próximo ano e será operada pela Mitsubishi Corporation e por joint venture entre SBM Offshore e Queiroz Galvão Óleo e Gás.
A sigla FPSO significa, em inglês, floating production, storage and offloading, termo usado para definir a Unidade Flutuante de Armazenamento e Transferência usada na exploração de óleo e gás.