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Autlog conquista três novos clientes no primeiro trimestre

Por Redação em 12 de maio de 2011 às 12h40 (atualizado em 16/05/2011 às 14h23)

Empresa investe em infraestrutura e quadro de funcionários para atender aumento da demanda

Com apenas um ano de atuação no mercado a Autlog, operadora logística de material promocional, já prevê encerrar 2011 com um faturamento de R$ 20 milhões, triplicando o número registrado no período anterior. Somente nos três primeiros meses desse ano, a empresa conquistou três novos clientes de peso: Genzyme do Brasil, laboratório farmacêutico especializado em doenças raras; Bausch & Lomb, companhia global voltada aos cuidados com a visão; e Brasfrigo, empresa do setor alimentício detentora das marcas Jurema, Jussara, Tomatino e Terrabella. Para o diretor-geral da Autlog, Flavio Augusto Abrunhoza Filho, o movimento confirma as previsões da Associação de Marketing Promocional (Ampro) que aponta crescimento de até 40% para o segmento em 2011, principalmente por causa dos eventos esportivos dos próximos anos. “Um dos nossos focos será a gestão logística dos materiais promocionais de clientes ligados aos eventos esportivos. Para tanto, aumentamos em 20% nosso quadro de funcionários e já estamos investindo na ampliação de nossa infraestrutura com a inauguração de uma nova planta, em junho, aumentando em 90% nosso espaço atual”, revela. Hoje a Autlog emprega 57 colaboradores diretos e possui 34 bases regionais espalhadas pelo país. Somando todas as bases, a empresa já conta com 8.000 m² de material armazenado em todo o Brasil. A sede da empresa está localizada na cidade de Cotia, na Grande São Paulo. Outro setor que deve influenciar bastante os resultados da empresa é o farmacêutico. “Este ano também vamos trabalhar para aumentar a participação e se adequar cada vez mais às necessidades desse mercado”, considera. Ele ressalta que, em março último, a operadora recebeu da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorização para armazenagem e transporte de produtos de interesse à saúde (medicamentos, cosméticos, saneantes e correlatos). “Com a certificação, materiais e produtos promocionais, como amostras grátis, poderão ser armazenados em um mesmo local, promovendo redução de custos principalmente na área de transporte, e também facilitando o planejamento estratégico da empresa”, explica Abrunhoza Filho. Segundo ele, desde o início de 2011 a empresa também se prepara para atender às regulamentações de Good Manufacturing Practices (GMP); um conjunto de normas obrigatórias que estabelecem e padronizam procedimentos e conceitos de boa qualidade para produtos, processos e serviços, visando atender aos padrões mínimos estabelecidos por órgãos reguladores governamentais nacionais e internacionais. “Com mais essa certificação esperamos ter uma nova demanda de serviços”, estima. Mercado em ebulição Embora alguns eventos específicos possam influenciar o movimento do segmento, na opinião de Abrunhoza Filho o mercado logístico de material promocional como um todo está em plena ebulição e transformação. “As empresas, cada vez mais, buscam na logística algo além de depósitos fechados e transportadores para a solução de seus problemas de trade, trade marketing e merchandising. É preciso oferecer serviços personalizados conforme a necessidade e exigências de cada cliente”, defende. Como exemplo, ele conta que, para atender à demanda das ações de marketing promocional da AkzoNobel, companhia global de tintas e revestimentos e uma das principais produtoras de especialidades químicas, a empresa foi além do escopo convencional logístico, oferecendo dois atendimentos key account que suprem as necessidades individuais de todas as áreas e fornecem acompanhamento gerencial do aproveitamento dos materiais, custos e utilização dos itens. “Desenvolvemos uma ferramenta on line que permite ao cliente controlar melhor seu estoque externo, verificando dados e detalhes da quantidade e qualidade de material armazenado na Autlog. Por meio de relatórios emitidos e atualizados periodicamente, a AkzoNobel consegue avaliar regionalmente o investimento em materiais enviados aos pontos-de-venda, o gasto com frete, aproveitamento e pontualidade da equipe, entre outras informações. Dessa forma, consegue tomar rápidas decisões ou reavaliar toda a ação estratégica”, explica o executivo. Para se ter uma idéia, somente no mês de janeiro deste ano, foram distribuídos 380 itens diferentes da AkzoNobel, divididos em 164 entregas. Nos três meses seguintes foram armazenados e distribuídos mais 200 itens. “A movimentação mensal chega a 1.000 processos operacionais, com um grau de eficiência entre 97% e 99%”, detalha Abrunhoza Filho. Segundo o gerente de Compras da AkzoNobel para América Latina Luiz Cura, a opção pela Autlog aconteceu após uma pesquisa de satisfação realizada pela própria empresa no mercado. “Pesou a favor da Autlog sua especialização na logística de materiais promocionais, proposta comercial mais competitiva, gestão direta dos diretores/sócios e apresentação de um armazém com ótima organização”, justifica. Logística Reversa Além dos serviços de armazenagem, manuseio e montagem de kits, distribuição aérea, rodoviária, a Autlog também esta apta para prestar serviços de Logística Reversa. A empresa possui o Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental (Cadri), emitido pela Cetesb, que permite o encaminhamento de resíduos industriais a locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final, garantindo o descarte de material seja feito de forma segura tanto para a empresa quanto para o meio ambiente. “Desta forma, o estoque também se mantém constantemente atualizado, possibilitando um melhor aproveitamento do espaço de armazenamento”, finaliza Abrunhoza. www.autlog.com.br
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