Companhia inicia operação na capital Paulista e comemora a chegada da +Próxima e da Mercedes-Benz em sua carteira
A Santos Brasil Logística, unidade de logística na holding Santos Brasil, iniciou neste mês de outubro as operações de seu segundo centro de distribuição. Localizado no bairro do Jaguaré, em São Paulo, o local conta com uma área total de 23.100 m², sendo 18 mil m² destinados à área de armazenagem com capacidade para 25 mil posições-palete. Ao todo, a companhia investiu R$ 6 milhões no CD. Cerca de 40 colaboradores serão responsáveis pela manipulação dos produtos.
Segundo o diretor de Projetos Logísticos da Santos Brasil Logística, Ângelo Dias, o armazém foi concebido para trabalhar de forma compartilhada. “Nenhum cliente terá a grande maioria do espaço”, diz. Ainda de acordo com o executivo, o CD está apto a realizar a logística integrada para todo o território nacional. A previsão é a de que a unidade do Jaguaré armazene 20 mil posições-palete e movimente, num primeiro momento, entre 15 mil e 20 paletes por mês. A meta, porém, é operar de 30 mil a 40 mil paletes mensalmente.
A inauguração faz parte da estratégia da companhia de oferecer serviços logísticos integrados a seus parceiros. “Nossos clientes buscam integração entre suas operações portuárias e o serviço de distribuição. Este CD fortalece o modelo de atendimento porta a porta”, afirma. Quanto aos serviços oferecidos no Jaguaré destaque para montagem de kits, etiquetagem, picking, gerenciamento de estoque, inventário, embalagem e cross-docking.
Primeira empresa a ocupar o novo espaço, a +Próxima, empresa de distribuição multicanal (B2B e B2C) já utiliza quatro mil posições do armazém. A expectativa é a de que esta operação movimente cerca de 300 mil itens por mês entre eletroeletrônicos, informática, telefonia e cama, mesa e banho. O trabalho consiste na armazenagem e distribuição para mais de 20 mil clientes da +Próxima, gama formada por pequenos e médias varejistas.
Sem revelar detalhes, Dias anuncia que a curto prazo o CD terá um total de 11 mil posições-palete ocupadas, cerca de 44% de sua capacidade, também com itens dos segmentos eletroeletrônico e farmacêutico.
Ações
O centro de distribuição de São Bernardo do Campo (SP) – área total de 30 mil m², com 27 mil m² de armazém e capacidade para 40 mil posições-palete –, o primeiro da companhia, também apresenta novidades. Isso porque, a empresa anuncia que começou a realizar os serviços de abastecimento das fábricas integrados à operação portuária para a Mercedes-Benz. A montadora, que já realizava a armazenagem alfandegada no Tecon Santos – terminal de contêineres operado pela Santos Brasil no Porto de Santos (SP) – passa a contar com a operação de transporte de contêineres de importação e exportação, gerenciamento de estoque e transporte de peças para sua linha de montagem de caminhões, chassi de ônibus, eixo e motores.
A perspectiva é que esta operação movimente um volume mensal de 45 mil pedidos em estoque. A montadora alemã ocupa no CD de São Bernardo do Campo 20 mil posições-palete. Para prestar suporte a este contrato, a Santos Brasil investiu R$ 10 milhões para a aquisição de 21 caminhões, 35 semirreboques e quatro empilhadeiras. Com a chegada da montadora, o CD do ABC fica com 85% de seu espaço ocupado.
Além destes novos serviços, a operadora logística também atende a Mercedes Benz no Terminal de Veículos (TEV), encaminhando os caminhões para a exportação.
As recentes iniciativas deixam Dias otimista quanto ao desempenho da unidade de logística. O executivo não revela números consolidados, mas informa que a participação do setor no faturamento da Santos Brasil já é de 18%.