Operador logístico será responsável pelo transporte e armazenagem dos itens provenientes da China
A TGA Logística iniciou, no início do mês de setembro, as operações de importação dos produtos comercializados pela Startec – luminárias industriais e residenciais – no Brasil. O trabalho do operador logístico consiste, por meio de um parceiro na China, retirar os itens da fábrica e levá-los ao Porto de Guangzhou a fim de serem embarcados para o Porto de Santos (SP). No destino, após a Startec realizar o desembaraço das mercadorias, a TGA retira o contêiner do terminal portuário, transfere para sua estrutura em Osasco (SP), efetua a desova, conferência e estoca os itens.
O diretor de Operações da TGA Logística, Nilson Santos, diz que serão movimentados entre 80 e 100 contêineres de 40 pés por mês para a fabricante. Santos informa que a indústria de luminárias conta com uma área de quatro mil m², de um total de dez mil m², no centro de distribuição da companhia. Hoje, cerca de 2.500 m² já estão ocupados com 25 mil caixas. A expedição mensal chega a 15 mil caixas. “Nossa previsão é chegar ao final do ano com toda a área preenchida”, frisa.
O executivo explica que neste primeiro momento a TGA será responsável apenas pela operação marítima, transferência dos contêineres de Santos para o CD da empresa em Osasco e armazenagem. Santos garante que a Startec já vislumbra as vantagens operacionais e a eliminação de seu principal gargalo, o tempo. “Antes, os produtos ficavam estocados na fábrica, em São Caetano do Sul (SP), e de lá eram distribuídos. Por falta de espaço, um veículo demorava um dia inteiro para ser carregado. Hoje, em duas horas carregamos um caminhão toco”, salienta.
Já há planos para expandir a operação. “Dentro de quatro meses assumiremos a distribuição na capital paulista e dobraremos a movimentação”, anuncia. Santos adianta outra iniciativa. De acordo com ele, a TGA possui uma área de 10 mil m² destinada à ampliação do CD e a Startec deve, dentro de um ano e meio, dispor seus produtos em dois mil m² deste espaço.
Investimentos
Para o diretor de Operações o bom desempenho da companhia se deve aos recursos, R$ 1,5 milhão, que estão sendo realizados desde o final de 2009. Entre as ações, destaque para a aquisição de sistemas de gestão – WMS, TMS e ERP –, verticalização do armazém com a compra de dez mil posições-palete, contratação e treinamento de colaboradores e aquisição de seis veículos de pequeno porte. A expectativa é que a verba seja toda aplicada até dezembro deste ano.
TGA Logística
www.tgalogistica.com.br
Startec
www.startecimport.com.br