Companhia já manipula cerca de 150 toneladas por dia de produtos acabados e insumos
A Exata Logística retomou, no início do mês de julho, as operação de recebimento, armazenagem e expedição dos produtos acabados e insumos para abastecimento da fábrica da L’Oréal. As operações haviam sido suspensas em 2006 devido ao reposicionamento da companhia de cosméticos frente à crise. O tempo de contrato do atual acordo não foi determinado.
Segundo o diretor Geral da Exata Logística, Maurício Pastorello, a empresa centralizará as operações de armazenagem externa. “Vamos atuar como um estoque regulador da planta e do centro de distribuição (CD) da L’Oréal. Diariamente, será enviada ao nosso CD de São Paulo a produção e a medida que for solicitado faremos a expedição dos produtos até o armazém do cliente no Rio de Janeiro”, conta.
O executivo já divulga alguns números. Hoje, a Exata já movimenta cerca de 150 toneladas de produtos por dia, volume 30% superior àquele computado em 2006. Ao todo, diz, das 20 mil posições-palete disponíveis no CD da empresa, três mil atualmente são ocupadas por itens da L’Oréal. “A tendência é que até o final do ano essa ocupação suba para cinco mil posições-palete”, revela.
Pastorello destaca alguns diferenciais da operação. De acordo com ele, a proximidade com a fábrica do cliente – cerca de quatro quilômetros – contribui para a agilidade e flexibilização das operações. Além disso, lembra, o horário de recebimento e expedição estabelecido no CD, das 6 hs às 22 hs, possibilita o pronto atendimento às demandas do cliente.
As iniciativas reforçam a participação da indústria de cosméticos no faturamento do CD da Exata em São Paulo. “Hoje, esta operação já responde por aproximadamente 10% do faturamento mensal da unidade”, calcula. Para o final do ano, anuncia Pastorello, a expectativa é que as movimentações realizadas em cinco meses para L’Oréal respondam por 5% do faturamento do CD, estimado em R$ 15 milhões.