23 das 44 unidades da empresa já operam no novo sistema
Desde de que adotou o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), em 2009, a Atlas já conseguiu economizar cerca de R$ 400 mil entre correios, papéis e outros artigos e serviços. Até o final desse ano, quando a empresa espera ter implantado o sistema em todas as suas 44 unidades, a estimativa é economizar algo em torno de R$ 1 milhão por ano.
O novo sistema, que consiste em emissão exclusivamente digital do Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas (CTRC), permite às transportadoras, clientes e fiscais o acesso virtual e automático do documento pelos sites da Receita Federal e Secretarias da Fazenda, desburocratizando o processo de emissão de papéis fiscais, a fiscalização nas divisas e, portanto, também a entrega.
Segundo o gerente de Contabilidade da empresa, Wilson Teixeira Fernandes, mesmo tendo sido implementada em apenas 23 filiais, a ferramenta gerou ganho de produtividade operacional, administrativa e fiscal bastante satisfatório. “Somente no primeiro trimestre de 2010 emitimos mais de 900 mil documentos via digital”, comemora.
Os benefícios, segundo Fernandes, são muitos. Ele conta que, além de simplificar processos administrativos, a adoção do sistema tornou todas as operações de transporte e logística de cargas da empresa muito mais rápidas e precisas. Ele detalha que anteriormente eram emitidas cinco vias impressas do CTRC em cada filial. Uma para cobrança, três que seguiam com o caminhão e outra que ficava na empresa para fiscalização. “Agora, o documento é virtual, em XML, o que elimina o manuseio de documentos, agiliza o carregamento dos caminhões, facilita o envio do faturamento para o cliente e, consequentemente, agiliza a entrega da mercadoria ao destino final", explica.
Fernandes também ressalta que o CT-e disponível virtualmente elimina possíveis erros de digitação, custos com impressão e arquivo de documentos.
Na opinião da diretora de TI da Atlas, Maria Afonsina Megale dos Santos, a introdução da nova tecnologia também redesenha todos os processos diretamente interligados ao CT-e. "As primeiras a registrar benefícios e agilidade são as áreas de operação, triagem, carregamento de produtos e faturamento. Agora, é possível enviar ao cliente por e-mail a cobrança relativa aos serviços prestados juntamente com o CT-e", diz.