Recordista de peso no Porto de Navegantes (SC), carga ainda será transbordada em Hong Kong antes de chegar ao destino final
Voltada para agenciamento de carga e gestão de supply chain, a multinacional dinamarquesa, Damco embarcou, esse mês, a carga mais pesada a sair do Porto de Navegantes (SC): um transformador para forno de indução, com 110 toneladas. Fabricado pela brasileira WEG, o equipamento está sendo transportado no navio Maersk Dabou e passará por transbordo em Hong Kong antes de chegar ao destino final, na cidade de Jeddah, Arábia Saudita.
“Embora o trajeto Brasil – Hong Kong – Arábia Saudita não seja o mais rápido, é considerado o mais eficiente, devido aos equipamentos oferecidos nos portos envolvidos, que têm capacidade para transportar e acondicionar uma carga desse porte”, informa Marcelo Vitorino, diretor Comercial da Damco. Só para embarcar o transformador, foram necessários dois guindastes com capacidade para operar 100 toneladas cada.
Além do peso do transformador, as dimensões do equipamento também dificultam a operação. Com seus 6,7 m de comprimento, 4,3 m de largura e 4,7 m de altura, a carga levou cerca de seis horas para percorrer, por modal rodoviário, o trajeto entre a fábrica, em Blumenau (SC), e o Porto de Navegantes. O embarque da peça no navio consumiu outras sete horas e o tempo de viagem marítima está estimado em 39 dias no total: 30 dias até Hong Kong, 2 dias de transbordo e mais 7 dias até Jeddah.