Operação em navios capesize promoverá economia de US$ 1,5 milhão
A Usiminas e a Nippon Steel Shipping firmaram um contrato logístico para transporte de 160 mil toneladas de carvão - matéria-prima usada na fabricação do aço – em navio graneleiro capesize. A operação deve gerar à siderúrgica brasileira uma economia de aproximadamente US$ 1,5 milhão em fretes e taxas.
A caga virá da Austrália e chegará ao porto de Praia Mole, em Vitória, no final de março e depois seguirá para a usina da empresa em Ipatinga (MG) por meio da Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM).
Além da economia, a utilização do capesize reduzirá o tempo gasto no porto, já que o navio é bem maior que os demais, como, por exemplo, o panamax cuja capacidade é de 70 mil toneladas por viagem. A embarcação também permite menos manobras no porto que os navios menores, uma vez que descarrega mais mercadorias quando ancorado.
Essa não é a primeira negociação da Usiminas visando a utilização de navios capesize. No início desse ano, a empresa firmou dois outros contratos de transporte nesse tipo de navio, com sistema de carga conjugada, ou seja, o navio traz carga para a Usiminas e outras siderúrgicas e o frete é dividido entre todas as empresas.
Ainda em 2010, a empresa espera fechar mais seis contratos para transporte de carga em navios capezise.
Contratos com a Vale
A carga será transportada do porto de Praia Mole para Ipatinga pela EFVM graças ao contrato firmado entre a Usiminas e a Vale em novembro do ano passado. O acordo tem duração de três anos e prevê o transporte de 10,1 milhões de toneladas/ano de insumos e produtos acabados da siderúrgica, por meio da infraestrutura logística da Vale – terminal portuário, EFVM e Ferrovia Centro Atlântica (FCA).
Das 10,1 milhões de toneladas por ano previstas no contrato, 6,8 milhões serão transportadas pelas ferrovias – 2 milhões ton/ano pela FCA e 4,8 milhões de ton/ano via EFVM. O restante, 3,3 milhões de ton/ano, corresponde ao volume que será movimentado no porto de Praia Mole. Na prática, a Vale recebe pelo terminal de Praia Mole todo o carvão que a Usiminas importa. Além disso, a Vale estoca e transporta o produto até a usina de Ipatinga, via EFVM. Pela rota, serão movimentadas cerca de 3 milhões de toneladas anuais do insumo.