Empreendimento surge para oferecer soluções operacionais que completam o serviço rodoviário
O Expresso Jundiaí apresentou ao mercado ontem, dia 11 de março, seu centro logístico. Instalado em Jundiaí (SP), o empreendimento surge para prestar suporte à nova estratégia da companhia que é a de oferecer, além do transporte rodoviário, serviços como armazenagem, montagem de kits, etiquetagem, separação de carga fracionada e gestão de transportes. O local, que exigiu investimentos de R$ 1 milhão, conta com uma área total de oito mil metros quadrados, sendo 7.500 metros quadrados destinados à armazenagem, e oito mil posições-palete. Cerca de 30 funcionários são responsáveis pela manipulação dos itens.
O gerente geral da Divisão Logística do Expresso Jundiaí, Alessandro Panzan, explica que a área de estocagem não foi totalmente estruturada com porta-paletes. Ao todo, conta, são 3.500 metros quadrados vagos. “Ainda não definimos como utilizaremos este espaço. Podemos montar porta-paletes ou segregar áreas para separação de pedidos ou montagem de kits”, diz. Segundo o executivo, as decisões estão relacionadas às negociações que a companhia realizará. “Nossa ideia é customizar o armazém de acordo com as necessidades do mercado”, completa.
O centro logístico começa a operar com três clientes que atuam nos segmentos de eletroeletrônico e informática. Empresas calçadistas, de medicamentos, cosméticos e têxteis, setores em que o Expresso Jundiaí tem forte presença, também serão atendidas no local. “Já estamos com 20% de ocupação, mas até o final do ano a meta é chegar à capacidade total”, ressalta. A expectativa de movimentação ainda não foi mensurada.
Panzan conta que paralelamente à montagem do armazém, o Expresso Jundiaí criou um núcleo de inteligência de projetos logísticos. A iniciativa surgiu após a organização definir, em 2008, seu planejamento estratégico. “O mercado não está procurando apenas uma empresa de transporte e sim companhias que gerem soluções”, salienta.
A equipe já está formada. Ao todo, dez profissionais – entre especialistas em tributos, importação e exportação, TI e operação – compõem o núcleo de projetos. “São profissionais com experiência para atender os vários aspectos de uma solução logística e desenvolver projetos junto com os clientes”, garante.
Apesar de recente, a divisão logística da Expresso Jundiaí já traz boas perspectivas. O gerente geral revela as estimativas. “Nossa expectativa é que daqui cinco anos a logística represente cerca de 40% do faturamento da empresa, calculado em R$ 450 milhões”, afirma.