Após dois meses de planejamento, operadora levou três dias para executar o serviço de transporte da embarcação da oficina de volta ao mar
A Locar Guindastes e Transportes Intermodais realizou, em janeiro, um grande serviço para a Marinha Brasileira: transportou o submarino Tapajó, da oficina em que passava por revisão de volta ao mar, ambos em Ilha das Cobras (RJ). Apesar da curta distância, 150 metros apenas, a operação foi uma das maiores e mais especializadas da empresa devido às dimensões do equipamento e às especificidades do processo. Só o planejamento para a atividade durou cerca de dois meses: começou em novembro do ano passado. De lá para cá foram sendo realizados testes e ajustes para garantir o sucesso da operação, que envolveu mais de 100 colaboradores.
O submarino Tapajó, com 61,20 metros de comprimento, 6,25 metros de largura e pesando 1.400 toneladas, foi transportado no trecho terrestre por dois cavalos mecânicos de 500 hp de força, somando 72 linhas de eixos. Depois, foi transferido para uma balsa oceânica com 75 metros de comprimento, 25 metros de largura e capacidade para 3.500 toneladas, junto com equipamentos de suporte, como guinchos, empilhadeiras e plataformas elevatórias. Com o apoio de quatro rebocadores, a balsa foi lastreada com água e deslocada até o fundo de um dique seco. Novamente alagado o dique, o submarino pôde flutuar e navegar.