Expectativa é que, ao fim de 2010, o atendimento ao comércio eletrônico já represente cerca de 20% do faturamento da empresa
A Keepers Logística fechou, em outubro, contrato com a Albmar Comercial, grupo detentor das lojas virtuais www.baratomania.com.br, www.fatordigital.com.br e a www.planetaofertas.com.br. Com a conquista dessa operação, iniciada no último dia 9, a empresa faz sua estreia no atendimento ao segmento de e-commerce, para o qual tem boas expectativas. “Já temos outros cinco clientes em fase de prospecção, e temos a expectativa de que, ao final do ano que vem, o comércio eletrônico já represente cerca de 20% do nosso faturamento total”, afirma Felippi Perez, diretor de Novos Negócios da companhia.
Embora otimista, a projeção não é improvável graças ao crescimento constante das vendas feitas por internet. Segundo o e-bit, consultoria especializada em comércio eletrônico, a meta do setor é faturar R$ 1,63 bilhão só com o Natal de 2009, o que indicaria crescimento de 30% sobre os R$ 1,25 bilhão vendidos na mesma data do ano passado. Para dar suporte a essa meta, a Keepers já planeja fazer investimentos neste sentido. Segundo Perez, a operadora está realizando um estudo de suas necessidades de adequação ao segmento, tanto em termos de pessoal quanto de infraestrutura e o custo que elas gerariam.
A operação da Keepers para a Albmar envolve o recebimento dos produtos em seu CD, entregues por cerca de 220 fornecedores diferentes, e a armazenagem destes produtos. A partir daí, a operadora recebe automaticamente os pedidos feitos por clientes nos sites, os separa, embala e expede. “Movimentamos 500 posições de estantes de beans e outras 200 posições-palete, e projetamos atender vinte mil pedidos por mês”, informa o executivo. Segundo ele, as três lojas virtuais em questão oferecem aproximadamente 1.300 SKUs, entre eletroeletrônicos, artigos esportivos e utilidades domésticas.
O transporte a princípio não faz parte das funções da Keepers, mas sua gestão sim. “Escolhemos entre oito parceiros aquele que é melhor em cada região e para cada tipo de entrega”, explica Perez. Esta entrega, aliás, é ponto nevrálgico da operação. “A Albmar chegava a perder quase metade dos pedidos devido ao não cumprimento dos prazos de entrega. Nosso primeiro passo é reduzir esse cancelamento de compras efetuadas a 10% de imediato”, garante. A operadora realiza a entrega em dois regimes: para pedidos feitos até as 10h o prazo vai até as 20h do mesmo dia; para pedidos feitos depois das 10h o prazo é de 24h.
Cabe à Keepers ainda a logística reversa da Albmar, para os casos de desistência da compra ou de produto entregue com defeito. “Nossa perspectiva é de que até 500 pedidos, dos vinte mil mensais, precisem voltar. Nós receberemos os produtos e faremos uma conferência para analisar a origem do problema. A partir daí, informamos à Albmar que, ou solicita troca ao fornecedor, ou realiza o reparo”, descreve o executivo.