Mudança de endereço e trabalho junto a clientes e parceiros prestam suporte à estratégia de montagem da fábrica
A Clark, subsidiária da Clark Material Handling International, desde janeiro ocupa uma nova sede a fim de estruturar suas operações e iniciar, em 2011, a montagem de empilhadeiras no Brasil. Localizada em Vinhedo (SP), a edificação ocupa uma área total de 20 mil metros quadrados, sendo 8.800 metros quadrados destinados à área administrativa, armazém de peças, recebimento e produção de máquinas e pátio de estocagem. O objetivo é que o novo local também auxilie no projeto da Clark de obter crescimento de 30% já no próximo ano.
Segundo o gerente de Vendas, Fabiano Fagá, o retorno da fábrica para o Brasil solidifica a crença da companhia no desenvolvimento do mercado e ratifica a presença da Clark. “A montagem no Brasil traz inúmeras vantagens competitivas em termos de flexibilidade de configurações, prazos de entregas mais curtos e obtenção de linhas de financiamento mais atrativas”, afirma.
Antes disso, porém, a empresa foca suas ações para o ano de 2009. Após encerrar 2008 com recorde de vendas e faturamento, este ano Fagá credita à crise econômica o desaquecimento nos negócios. Apesar disso, o executivo é otimista. “O primeiro trimestre foi de queda e o segundo estável. Agora, os negócios vêm aumentando gradativamente e acreditamos que no segundo semestre chegaremos a um novo patamar do mercado”, diz.
Fagá não cita números, mas revela que a estratégia para melhorar a situação é manter a produtividade, o atendimento junto a clientes e parceiros e oferecer produtos que tenham uma boa relação custo benefício. “Os compradores estão mais exigentes, pois nos momentos difíceis eles tendem a buscar parcerias com empresas sólidas”, explica.