Empresa concentra sua operação a fim de utilizar capilaridade da TNT Mercúrio
O Expresso Araçatuba iniciou, no último dia 15 de junho, a primeira operação compartilhada junto à TNT Mercúrio após sua aquisição pela empresa europeia. Presente há mais de 20 anos no estado do Rio Grande do Sul com uma filial instalada em Porto Alegre, a companhia passa a operar, também, no município de Novo Hamburgo. Segundo o diretor Geral do Expresso Araçatuba, Oswaldo D. Cartro Jr., a unidade na capital gaúcha deve ser desativada em 60 dias. Ele ressalta, porém, que existe a possibilidade de a operação no local se tornar compartilhada. “Ainda não há nada definido”, diz.
O executivo já vislumbra as vantagens com a sinergia dos negócios. “Nossos clientes terão à disposição todas as estruturas da TNT Mercúrio no estado. Além disso, nosso parceiro possui domínio e conhecimento regional”, salienta. Ao todo, cem funcionários e mais de 30 veículos são empregados em Novo Hamburgo e movimentam cargas para a região Centro-Oeste e Norte. “Conforme a demanda abriremos novas rotas”, adianta.
Castro afirma que a estratégia neste primeiro momento é manter a carteira de clientes e incrementar a qualidade de serviço, efetuando a transição sem traumas. Cerca de 80 empresas dos segmentos calçadista e metalúrgico atuam com o Araçatuba na região. O diretor ressalta que a administração está sob responsabilidade dos profissionais do Expresso Araçatuba. A longo prazo, porém, as estruturas devem ser integradas. Para 2010, já está prevista a associação das equipes comerciais.
O executivo não divulga números quanto ao faturamento, mas lembra que, agora, ainda serão computados separadamente. Quanto à movimentação, Castro calcula que a empresa movimente no estado um milhão de toneladas ao mês. Após consolidada a integração das companhias e a capilaridade da TNT Mercúrio for utilizada – ações que ocorrerão ao longo de 2010 –, o executivo acredita num aumento de 50%.