O Alphalinc é uma solução supply chain que automatiza desde o ponto de venda até a manufatura. Os módulos são os seguintes: ponto de venda, back-office, distribuição, armazenagem, planejamento da produção, contábil e comércio eletrônico B2B. Trata-se de uma solução flexível que permite às empresas realizarem operações em comércio exterior em vários idiomas e moedas. Ou seja: o usuário pode, a qualquer momento, reconfigurar as regras e padronizá-las a seu gosto. Construído dentro da nova geração de softwares, cada módulo se comunica entre si e com terceiros via web service. O Alphalinc é baseado em um banco de dados pós-relacional Caché, da InterSystems.
O software serve a vários tipos de empresas, como redes de franquias, cooperativas e operadores logísticos, entre outras. Nessa última categoria, realiza algumas tarefas como o controle de múltiplas centrais de distribuição e pontos de venda, administração de inventário e transporte ponto a ponto. Outra vantagem é que a solução pode ser vendida em módulos ou completa, de acordo com as necessidades de cada empresa. Um exemplo de aplicabilidade do produto é a United Purchase Association, dos Estados Unidos da América, uma associação com um mil distribuidores da área de construção.
Desenvolvido na Austrália e Alemanha, o Alphalinc acaba de chegar ao Brasil. A DiscLinc já conta com um escritório em Brasília e em breve, terá outro em São Paulo. E para garantir penetração no mercado brasileiro, o primeiro passo, de acordo Luciane Schutte, diretora geral da DiscLinc, é a escolha de três ou quatro distribuidores qualificados com profundos conhecimentos do mercado varejista e atacadista.