A operadora logística conquista mais dois clientes do setor de e-commerce e se prepara para investir mais em carga fracionada
A Total Express, empresa de logística especializada no atendimento do segmento de marketing direto e e-commerce, está conquistando novos clientes deste segmento. No início de outubro, passou a ser responsável pelas operações de fulfillment – gestão de estoque e processamento de pedidos do sistema “pontocom” da rede de supermercados Wal-Mart e também da Sack’s Perfumes. A empresa já presta serviços para nomes tradicionais do segmento ponto.com, como a companhia global de varejo B2W – que adquiriu a Americanas.com, Submarino, TV Sky Shop – e o Shoptime.
Segundo Marcos Monteiro, diretor-executivo da Total, até então, a grande varejista norte-americana só comercializava produtos através de sua rede lojas no Brasil, porém com a evolução do sistema de vendas pela internet, a empresa decidiu aderir a essa forma de comercialização. “Inicialmente, houve um período em que o varejista analisou as possibilidades existentes no mercado até abrir a fase de concorrência. Depois disso, durante três meses nos estruturamos para atender às necessidades específicas do Wal-Mart e, hoje, estamos realizando 70% de suas entregas no país”, comenta, detalhando que entre os maiores volumes destacam-se produtos da linha branca.
Para dar conta da missão, devido ao alto grau de fracionamento das cargas, que chegam a 17 mil entregas por dia, das quais 10 mil integram os serviços de embalagem, a Total teve que investir em uma nova área de armazenagem. “Já vínhamos num processo de forte demanda por parte do setor de e-commerce, o que nos levou a buscar uma nova sede em Jandira (SP) – no trevo de entrada da cidade – , com maior área para armazenamento dos produtos”, justifica. Dessa forma, foi possível oferecer ao Wal-Mart condições seguras para operacionalizar os processos de fulfillment (armazenagem, emissão de documentos, gestão de estoques, picking & packing, manuseio, montagem de kits, identificação de pacotes).
Incremento
A Total partiu de uma estrutura física de 4 mil metros quadrados para 12 mil metros quadrados, dos quais 5 mil são destinados à distribuição e 7 mil à logística de armazenagem. Como a capacidade é de acomodar cinco mil posições-paletes e já tem 2,5 mil em uso, Monteiro antecipa a decisão de retirar o serviço de distribuição do local em pouco tempo. De setembro de 2007 a setembro de 2008, a empresa cresceu 8,4%. “Só na infra-estrutura do CD investimos R$1,6 milhão”, divulga.
Ao todo, mais de 50 profissionais da Total estão envolvidos no atendimento ao Wal-Mart, que incluiu, ainda, logística de distribuição, com entregas (cobertura nacional) dos produtos da rede varejista norte-americana. Na gestão de estoques, o controle é feito a partir de coletores digitais móveis, que garantem agilidade ao processo, pois as etapas operacionais podem ser acompanhadas em tempo real pelo cliente. Foram comprados 15 coletores wi-fi, três empilhadeiras da Paletrans, uma das quais para operar a até 10 metros de altura. “O nível de exigência do cliente é altamente elevado. A empresa trabalha com o método lost prevention, onde todas as etapas do processo são analisadas previamente para evitar riscos”, enfatiza o executivo
Já a operação da Sack’s, que está iniciando, envolve a entrega de produtos – em sua maioria perfumes – resultado de 2 mil vendas por dia pela internet. “Estamos realizando a distribuição no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde atuamos com dois funcionários e um veículo de apoio”, comenta Monteiro, que em breve vai detalhar melhor essa missão.
Em 2009, a Total Express pretende investir mais – valor não divulgado – para colocar-se no mercado não só com especialista em “B to C”, mas reforçar sua presença no tradicional mercado de “Parcel” – carga fracionada ou pequenos pacotinhos. Para isso, segundo Monteiro, será fundamental realizar inversões em TI para desenvolver processos de tracking (acompanhamento de cargas e veículos por meios eletrônicos ou convencionais) eficientes, com a imagem da prova da entrega da carga via internet. Outra questão que será revista no próximo ano é a estrutura física da empresa, hoje composta por seis filiais e 60 representantes. “Não conseguimos enxergar o volume de crescimento: no quinto dia de operação para o Wal-Mart já estávamos operando o que estava previsto para 10”, enfatiza. Embora trabalhe com um percentual de crescimento de 8%, o executivo pressupõe que essa estimativa seja superada.
Atualmente a Total possui 9 mil metros quadrados de área de armazenagem própria, atende a 800 cidades e faz 15 mil entregas por dia, aproximando-se de 20 milhões de entregas já realizadas desde que foi criada. A frota integra 400 veículos que rodam por todo o Brasil.