Embarcação Westfalia Express, da Hapag Lloyd, movimentará 650 contêineres
O Porto de Navegantes celebra hoje, dia 04 de setembro, a atracação do navio de número 200 desde que foram iniciadas as operações do terminal, em outubro de 2007. O navio comercial Westfalia Express, da companhia alemã Hapag Lloyd, vindo de Buenos Aires, permanecerá atracado por 24 horas, movimentando cerca de 650 contêineres. No dia 10 de junho passado, atracou no Porto de Navegantes o navio de número 100. Isso significa que, em apenas três meses, o porto está dobrando a movimentação das embarcações com a chegada do navio alemão.
De acordo com informações do porto, a agilidade com que o terminal obteve esse número deve-se ao aumento do número de linhas. Até o final de 2007, três linhas utilizavam o terminal. Em junho deste ano, quando completou a marca de 100 navios, já eram seis. Hoje, o Porto de Navegantes trabalha com 13 destinos. Para o diretor superintendente Administrativo da Portonave – empresa proprietária do porto –, Osmari de Castilho Ribas, a conquista deve-se a qualidade do serviço e modernidade dos equipamentos que o porto oferece. “Movimentamos as cargas com agilidade e segurança e isso tem feito com que muitos armadores queiram trabalhar conosco. É bom para o Porto e para a região, que se consolida como um ponto de escoamento de mercadorias”, diz.
Atualmente, o terminal catarinense tem acordo comercial com 15 armadores. Até o final do mês de julho, o porto movimentou 112,9 mil TEUs e 62,6 mil contêineres. Do total de 1,07 milhões de toneladas movimentadas, 26% foram destinados para importação e 74% para exportação. Cerca de 50% das cargas que passam pelo Porto de Navegantes são frigorificadas, como frango (43,6% do total), suíno (3,76%) e bovino (1,83%) e outros alimentos. Produtos como tabaco (10,92% do total), cerâmica (5,38%) e industrializados (5,24%) também são destaques na movimentação.