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Rio Grande embarca soja em contêineres

Por Redação em 29 de agosto de 2008 às 14h40 (atualizado em 05/05/2011 às 15h04)

A modalidade permite a rastreabilidade dos itens, exportação em lotes parcelados e redução do frete

O Porto do Rio Grande iniciará no próximo dia 30 de agosto o
embarque de contêineres carregados de soja em grão. Essa é a primeira vez que o  porto rio-grandino realiza em grande escala o embarque da commodity utilizando  contêiner. Antes desta operação, a carga mais movimentada do porto gaúcho, a própria soja em grão, era embarcada a granel, sendo depositada diretamente nos porões do navio, utilizando-se para isso dos quatro terminais graneleiros do porto. Desta vez, a movimentação acontecerá no Terminal de Contêineres (Tecon Rio  Grande), envolvendo o navio Maruba Victory  que levará a carga para a China.

Neste primeiro embarque serão exportados 70 contêineres, que transportarão produtos cultivados em diferentes regiões do estado do Rio Grande do Sul. A previsão é chegar a 500 contêineres por mês, tornando a movimentação permanente e com volume constante.

Segundo o diretor da Vanzin Serviços Aduaneiros, empresa responsável pela operação, Leonardo Vanzin, o embarque de soja em contêiner apresenta
algumas vantagens. Entre elas estão a possibilidade de realizar exportação em  lotes parcelados – não sendo necessário fechar grandes volumes para embarcar em navios de 60 mil toneladas –, a maior rastreabilidade do produto por ser mais fácil identificá-lo e o aproveitamento da utilização dos contêineres que retornam vazios para a China, proporcionando, assim, redução no custo do frete.

Os contêineres estão sendo estufados no terminal retro-portuário da Codel. Para a operação, foi montada uma estrutura especial instalando-se uma tremonha (espécie de funil), onde um trator deposita a soja, caindo o grão sobre uma esteira que o transporta  para dentro do contêiner. Vale lembra que para completar a carga é necessária a utilização de sugadores, que permitem acomodar a soja no espaço não  preenchido pela esteira. Devido ao grande volume, cerca de 23 toneladas por contêineres, a operação envolve a mão-de-obra de 40 pessoas.

www.portoriogrande.com.br

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