Operador logístico transporta jornais, livros, cds, dvds e revistas para a capital gaúcha e localidades do interior
A Ceva Logistics, desde o último mês de abril, ampliou sua atuação no segmento de mídia impressa com o início das operações junto ao Zero Hora, jornal editado no estado do Rio Grande do Sul pertencente ao Grupo RBS. Vale lembrar que o operador acumula experiência no setor graças ao trabalho realizado para a Infoglobo – cujo contrato foi firmado em setembro de 2006.
O gerente do segmento Publisher e Mídia da Ceva Logistics, Christian Timotti, conta que foram necessários pouco mais de seis meses de estudos antes do primeiro embarque. O trabalho consiste em transportar os jornais produzidos em dois parques gráficos, um instalado em Porto Alegre e o outro no município de Cruz Alta, até os 20 distribuidores espalhados pelo Estado. Timotti explica que a empresa cumpre rotas pré-definidas pelo cliente – cerca de dez urbanas, na capital, e 15 para o interior.
Além dos jornais, o executivo lembra que a Ceva também realiza o transporte de produtos de valor agregado, como cds, dvds, livros e revistas, itens coletados num centro de distribuição instalado em Porto Alegre e pertencente ao Grupo RBS. “Temos uma sinergia na rede de transporte entre os jornais e demais produtos. São cinco milhões de jornais e cerca de três mil produtos transportados por mês”, afirma. A frota utilizada nas operações, totalmente dedicada, é composta por 40 veículos, desde vans a caminhões.
O atendimento ao cliente merece destaque. Dez funcionários da Ceva foram instruídos para acompanhar a operação de carregamento, de entrega e ainda realizar a interface junto à equipe do Zero Hora para avaliar a performance. “Nossos profissionais ficam alocados dentro do centro de distribuição de produtos (total de quatro) e nos parques gráficos de Porto Alegre (cinco profissionais), e Cruz Alta (mais um)”, informa.
Projetos
Timotti anuncia novidades para a operação, como o planejamento da frota de veículo. O executivo acredita que seja fundamental adotar a ação devido ao horário de funcionamento dos parques gráficos e a existência do CD de produtos. “Estamos buscando o número exato de veículos e o perfil de frota que atenda ao cliente e torne a relação custo benefício mais interessante para os dois lados”, salienta.
Há outros projetos. O gerente conta que companhia adotará o acompanhamento de entregas via satélite para todas as rotas do interior. A introdução, avalia, deverá estar concluída até o final de julho. Entre as vantagens com o sistema está a possibilidade de receber online relatórios de desempenho e ocorrências.
As rotas urbanas também serão monitoradas. A estratégia consiste em controlar as entregas com a utilização de um cartão, entregue aos motoristas, ou com a instalação de leitores nos pontos de entrega. A previsão é a de que o projeto seja implementado em agosto próximo. Os investimentos para a introdução dos sistemas de controle e o tempo de vigência do contrato não foram divulgados pela empresa.