Empresa fraciona os produtos em contêineres a fim de atingir diferentes destinos
A Coimex Trading informa que exportou pelo Porto de Vitória, neste último mês de abril, 600 contêineres, com capacidade para 27 toneladas cada, de açúcar. Países da América do Sul, África e Oriente Médio foram os principais destinos. Trata-se de um recorde de movimentação do produto pelo porto capixaba, caracterizado por manipular com mais freqüência café e granito.
O volume computado em abril é representativo porque, em todo o ano de 2007, a companhia embarcou por Vitória apenas dez contêineres de açúcar. O aumento, contudo, tem uma explicação. Segundo informações da Coimex, a estratégia de utilizar Vitória tem como finalidade encontrar alternativas para escoar os produtos, uma vez que o Porto de Santos já responde por 90% das exportações realizadas por contêineres.
A meta da empresa é, ainda, modificar a maneira como o açúcar é enviado ao exterior. No método tradicional, há o carregamento de um navio de carga com todo o açúcar a ser exportado – são cerca de 14 mil toneladas a cada viagem para um único local. Já a Coimex, tem como foco fracionar a carga e diversificar os destinos a fim de proporcionar a seus clientes melhor gestão de preços e mais capilaridade nos negócios.
Para a empresa, a exportação da commodity com essa logística vem crescendo, o que possibilita atingir um número cada vez maior de clientes e diversificar os destinos.