Exploração comercial da ferrovia Norte-Sul pela CVRD aumentará a malha de 225km para 720 km
A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) venceu o leilão realizado anteontem, dois de outubro, na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) para a exploração comercial de 720 km da ferrovia Norte-Sul (FNS), que integrará a linha ferroviária da futura ligação desde Açailândia (MA) até Palmas (TO). A CVRD exercerá as funções de subconcessionária da ferrovia (a Valec é a empresa estatal detentora da concessão e responsável pela construção da ferrovia) e será responsável pela operação, conservação, manutenção, monitoramento, melhoramentos e adequação do trecho durante 30 anos.
A empresa pagará o valor de R$ 1,47 bilhão em três parcelas: a primeira, correspondente a 50% desse valor, será paga no dia da assinatura do contrato, em até 60 dias; a segunda, correspondente a 25%, está prevista para dezembro de 2008, enquanto a última será desembolsada na data de entrega do último trecho da ferrovia. Entre 2007 e 2010, a CVRD deverá investir adicionalmente R$ 66 milhões na infra-estrutura da ferrovia (sinalização, oficinas, postos de abastecimento etc).
O projeto contemplará a criação de um novo corredor de carga geral, favorecendo principalmente a exportação de soja, fertilizantes, arroz, combustíveis, calcário e milho, produzidos na região Centro-Norte do Brasil. Em 2007, o corredor deverá movimentar cerca de 1,7 milhão de toneladas de grãos e, em 2013, a previsão é a de que o volume atinja 8,8 milhões de toneladas.
Situação atual e futura
A CVRD já operava o trecho de 225 km da linha ferroviária que liga as cidades de Açailândia e Estreito, ambas no estado do Maranhão. Desde a inauguração em 1996, em Açailândia, a Ferrovia Norte-Sul se conectou a Estrada de Ferro Carajás (EFC), operada também pela empresa, permitindo o acesso ao porto de Itaqui, em São Luís, onde a Vale possui o terminal marítimo de Ponta da Madeira (à esquerda).
Um trecho de 134 km entre Estreito e Araguaína, no estado de Tocantins, já foi construído pela Valec. Dos 361 km a serem construídos pela estatal, um trecho de 213 km de extensão, ligando as cidades de Araguaína e Guaraí (também no Tocantins), já se encontra em obras e tem conclusão prevista para dezembro de 2008; o outro de 148 km, de Guaraí até Palmas, tem prazo para entrega até dezembro de 2009.