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Bosch inicia implantação de ferramenta de gestão de fretes

Por Redação em 4 de outubro de 2007 às 14h37 (atualizado em 25/04/2011 às 11h13)

Projeto pioneiro no Brasil visa otimizar processos com as transportadoras

Para dar suporte à operação logística das quatro unidades fabris brasileiras, que faturaram R$ 3,7 bilhões em 2006, a Bosch iniciou no mês de agosto a implantação da solução de Gestão de Fretes da SAP. O projeto, a cargo do Grupo Procwork, envolve a integração das rotinas do setor aos processos contábil e fiscal do software de gestão mySAP ERP, utilizado há dez anos pela empresa. A implantação está sendo realizada de forma modular, planta a planta, e a Bosch optou pela utilização da ferramenta inicialmente somente para as operações inbound (recebimento de peças dos fornecedores, por exemplo) – com a sedimentação do sistema, a previsão é de implementá-lo também para o transporte outbound até o primeiro trimestre de 2007.

Em função do grande volume de tráfego rodoviário para atender à demanda das plantas e dos clientes, tanto no inbound quanto no outbound, a empresa decidiu aprimorar os sistemas de controles e agilizar também o de pedidos das transportadoras. “O projeto começou há um ano com a busca de alternativas e a mais adequada, em função de utilizarmos o SAP corporativamente, foi a adotada em conjunto com a Procwork”, explica Anselmo Felix Riso, gerente de Logística Corporativa e Comércio Exterior da Robert Bosch América Latina.

O processo de gerenciamento de fretes deixará de ser atendido por controles pontuais e passará a contar com um nível de detalhamento para suportar as rotinas de contratação dos prestadores de serviços. Esta função é totalmente vinculada à garantia de prazo de entrega, visto que a empresa opera em unidades localizadas em diferentes pontos do país – são duas unidades em Campinas (SP), uma em Curitiba e uma em Aratu (BA).

“Não tínhamos uma solução corporativa: as ferramentas anteriores eram caseiras e envolviam o controle em planilhas de Excel, em sistemas de comunicação telefônica e em sistemas de arquivos em texto e também customizadas para a necessidade de cada região e unidade”, explica Riso. Estas soluções antigas serão descartadas, pois o projeto da Bosch é de adotar uma única ferramenta dentro do SAP, para favorecer o controle e um único conceito para toda a organização, segundo o gerente: “O grande objetivo é termos uma maior visibilidade dos custos dos transportes para, com base nos relatórios gerenciais, tomarmos medidas de otimização dos processos”.

Com o retorno mais rápido das informações dos gastos pelo novo sistema, a Bosch acredita que poderá tomar as medidas necessárias no caso de qualquer desvio no momento da ocorrência. “Em uma perspectiva conservadora, imaginamos uma redução de custos de transporte entre 5% a 10%, pois com foco mais amplo poderemos otimizar a formação de cargas, racionalizando rotas e evitando desperdícios”, explica Riso. “A solução permitirá, por exemplo, a definição do veículo para uma determinada rota e pagaremos por aquele modelo definido previamente em contrato. Por exemplo,  não vamos utilizar um truque para uma operação no lugar de um toco, o que resultaria em um custo maior para a Bosch”.

O projeto-piloto servirá de benchmark para os demais países nos quais a fabricante mantém suas plantas – após a conclusão da implantação em 2008, a unidade brasileira deverá receber a visita de representantes das unidades da Bosch dos EUA e da Alemanha, que já manifestaram interesse pelo case.

www.bosch.com.br

www.procwork.com.br

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