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Luft conquista operações da Jin Jin

Por Redação em 3 de setembro de 2007 às 14h09 (atualizado em 26/04/2011 às 15h47)

Terceirização da logística da rede de fast food inclui centralização do abastecimento das lojas

A Jin Jin, uma das maiores redes de restaurantes de culinária asiática instalados em shopping centers no Brasil, contratou a Luft Food Service para fazer a operação logística de suas lojas espalhadas em sete estados do país. Os serviços prestados para o novo cliente englobam desde a programação e a negociação de compras até a distribuição e entrega de produtos em cada loja, passando pelo recebimento, armazenagem no centro de distribuição da Luft em Osasco (SP), separação e expedição nas três temperaturas, captação e processamento dos pedidos, faturamento, contas a pagar e a receber, administração de crédito, transporte com temperatura controlada e customer service.

O abastecimento das lojas era feito anteriormente pelos próprios franqueados e foi centralizado e terceirizado a fim de permitir uma maior eficiência e ganhos de escala. No projeto-piloto iniciado em junho, a Luft trabalhou com cerca de 20 itens e quatro lojas, e aumentou o número de pontos atendidos para metade das 44 lojas em funcionamento no país e o mix de produtos para 41 já no mês de agosto. “Esta graduação foi feita devido à complexidade do projeto e temos como meta atingir 100 itens para todas as lojas até o final do ano”, explica Henrique Costa, diretor da Luft Food Service, acrescentando que a cadeia de fast food deve inaugurar novas lojas e chegar a 53 pontos-de-venda até o final do ano. Os sete estados em que a rede está presente são Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Segundo o diretor, a proposta do projeto-piloto foi iniciar as operações com os itens mais críticos para a marca, isto é, aqueles que a rede tinha maior preocupação em padronizar em quesitos como sabor, textura e segurança alimentar – no caso do novo cliente, a carne bovina, o frango, o macarrão, os molhos e as embalagens. “Para cada um destes itens, chamamos os fornecedores para explicar o projeto, e desenvolvemos negociações com eles para colocarmos no CD os melhores produtos que atendessem tanto às necessidades qualitativas quanto quantitativas da Jin Jin”, afirma ele.

Abastecimento centralizado

Antes da terceirização das operações, o franqueador indicava as opções homologadas de fornecedores para o franqueado, que ficava responsável pelas compras, e as entregas eram feitas diretamente nas lojas de forma fracionada. “A empresa não tinha um controle efetivo dos volumes consumidos nas lojas e também não sabia se todas elas estavam comprando efetivamente dos fornecedores indicados”, acrescenta Costa.

A partir da centralização no CD, as entregas da maior parte das mercadorias passaram a ser executadas exclusivamente pela Luft e são recebidas dos fornecedores em volumes consolidados – como o mix de produtos requeridos pelas lojas ainda não é atendido integralmente, muitos deles continuam sendo entregues diretamente pelos fornecedores.

Os principais benefícios para os franqueados, segundo o diretor, estarão na simplificação administrativa, pois as dezenas de entregas que ocorriam anteriormente serão realizadas em uma única vez agora, e na maior confiabilidade na programação, já que a Luft trabalha com poucas redes de fast food; e também haverá a eliminação de pedidos mínimos – antes, explica Costa, algumas lojas realizavam pedidos que duravam cinco meses em seus estoques e, agora, eles são executados com periodicidade semanal apenas na quantidade necessária, em virtude do fracionamento. A facilidade para realizar os pedidos está ainda na possibilidade de os mesmos serem inseridos diretamente no site da Luft pelos franqueados.

Com a conquista da conta da Jin Jin, a Luft reforça seu posicionamento no segmento de logística para cadeias de restaurantes – atualmente, a operadora logística atende a 13 redes, que totalizam duas mil lojas e movimentam cerca de quatro mil toneladas de alimentos por mês.

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