Segunda fase, em operação, visa interligar as seis filiais restantes ao sistema
Desde 2003, a Jolivan Transportadora adota um sistema desenvolvido pela Megawork, que visa aumentar a segurança nas operações e garantir mais agilidade na entrega das mercadorias. Denominado Sistema de Cargas Jolivan (SCJ), a ferramenta ainda tem a proposta de interligar as 23 filiais da transportadora em um sistema operacional flexível a fim de facilitar os procedimentos. Vale lembrar que, das 23 filiais, dispostas pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, 17 já estão integradas por meio do SCJ. Atualmente, o trabalho consiste em interligar as filiais restantes ao sistema.
A ferramenta foi empregada nas áreas de expedição, faturamento e coleta de cargas. A linguagem unificada do SCJ encurtou o contato da matriz com as filiais. Agora, os profissionais baseados na sede podem consultar qualquer informação das unidades em tempo real, por meio do sistema EDI. O SCJ também se integra ao ERP da transportadora. Com isso, dados sobre motoristas, contratados, clientes, notas fiscais e cartas-frete podem migrar do SCJ para o ERP. O CEO da Jolivan, Christiano Zandoná, informa que desde a implementação do sistema a produtividade aumentou em mais de 40%. “Temos o controle total do processo, desde a programação da carga até a entrega”, resume.
Vantagens
Algumas mudanças operacionais já podem ser observadas após a adoção da tecnologia. A tabela de frete, por exemplo, é totalmente parametrizável. Segundo o gerente técnico da Megawork, Ricardo Nonato, é possível minimizar os erros de cálculo ou de procedimentos. Além disso, diz o executivo, a expedição ganhou tempo para atuar no controle de qualidade ao invés de se preocupar com cálculos complexos e sujeitos a diferentes interpretações.
No setor de faturamento, a emissão de faturas foi agilizada. Antes a Jolivan recebia a solicitação de frete, coletava a carga, transportava para a filial, descarregava no destinatário e recebia o canhoto com a assinatura do cliente. Após alguns dias, quando o documento era entregue à filial que recebeu a solicitação, a fatura era emitida e entregue ao cliente por um motorista da Jolivan. A entrega era realizada, também, utilizando os serviços dos Correios. Com a adoção do SCJ, após a entrega da carga o motorista leva o canhoto assinado para a filial mais próxima, que envia os dados referentes à entrega para a filial de origem, onde será emitida a fatura.
A rotina de fechamento dos caixas das filiais foi outra atividade dinamizada. Anteriormente, era preciso aguardar as filiais enviarem os backups para atualizar o sistema e só depois ocorria o processamento das informações e a conferência dos caixas. Agora o financeiro tem acesso imediato a cada despesa cadastrada.
Para os clientes da Jolivan, a principal vantagem do sistema é a eliminação dos erros de cálculo. Eles também têm a possibilidade de receber arquivos com informações geradas pelo SCJ e importá-los para seus aplicativos, o que evita a redigitação, e ainda dispõem de mais um benefício, que é o rastreamento das cargas.