Operador logístico fica responsável por toda a administração de três armazéns, pertencentes anteriormente à Vivo
A TGestiona, empresa do grupo Telefônica, prestadora de serviços nas áreas de recursos humanos, econômico-finaceiros, soluções logísticas, soluções imobiliárias e tecnologia da informação, desde o dia 1° de junho assumiu o comando dos três centros de distribuição, localizados em Barueri (SP), Porto Alegre e Curitiba, anteriormente sob responsabilidade da Vivo.
O diretor geral da TGestiona, Clóvis Travassos, explica que a companhia presta serviços para a empresa de telefonia nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul desde o ano de 2003. Os serviços oferecidos são de armazenagem, montagem de kits, customização (programação do aparelho celular para operar na região de destino) e distribuição.
O diretor de logística da TGestiona, Marcelo Sousa, ressalta a mudança na gestão dos CDs. “Antes, disponibilizávamos a mão-de-obra, mas o depósito era de propriedade da Vivo. Toda a gestão operacional, limpeza, manutenção e segurança, eram de responsabilidade do nosso cliente, ou seja, realizávamos a operação logística sem os ativos”, conta o diretor. “Agora, nós somos os responsáveis pelo gerenciamento operacional dos armazéns. Em termos de serviços, nada mudará”, salienta.
Segundo Travassos, ter o comando total da operação nos armazéns era o modelo pretendido pela companhia desde o início da parceria com a Vivo. A iniciativa, agora, vai ao encontro das estratégias adotadas pela empresa, de se desvincular do nome Telefônica. “Ainda estamos muito atrelados ao Grupo. Por isso, queremos dotar a empresa com melhor infra-estrutura a fim de oferecer melhores serviços às empresas do grupo e demais organizações presentes no mercado. Com a estrutura sendo administrada por nós, teremos a possibilidade de buscar produtos com perfil de distribuição similar”, resume.
O diretor geral comunica que já estão sendo estudadas algumas ações. O prazo de implementação, contudo, dependerá dos resultados das avaliações que a companhia fará a partir de junho. “A princípio, procuramos avaliar o perfil de nossos outros contratos para sabermos quais possuem características similares”, frisa. A meta com isso, esclarece o diretor, é montar centros de distribuição especializados por perfil de carga. Atualmente, além da Vivo, são clientes da TGestiona na atividade logística a Telefônica São Paulo e A. Telecom. O executivo lembra, entretanto, que nestas duas companhias a TGestiona disponibiliza a mão-de-obra e gerencia os serviços, os centros de distribuição ainda pertencem aos clientes.
Estrutura
A infra-estrutura agora administrada pela Tgestiona conta com três CDs localizados nos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Em Barueri (SP), são dez mil metros quadrados e 4.500 posições-paletes. Em Porto Alegre e Curitiba são 2.500 posições-paletes, dispostas em cinco mil e quatro mil metros quadros, respectivamente. Ao todo, 300 funcionários, que a partir de junho serão vinculados à TGestiona, operam nos centros. Na atividade de logística, a empresa totaliza 600 colaboradores.
A distribuição continuará sendo realizada em grande parte com frota terceirizada. Sousa explica que a frota própria da empresa é pequena, composta basicamente por um veículo tipo van em cada ponto, utilizados para entregas em grandes clientes. O volume manipulado oscila conforme a época do ano, uma vez que o mercado de celulares está muito associado a datas comemorativas.
O início da gestão dos armazéns não alterou as previsões da TGestiona para o final do ano. A meta, informa Travassos, é obter faturamento de R$ 125 milhões, frente aos R$ 108 milhões computados no ano passado. Deste total, cerca de 2,5% serão reinvestidos. “Nossa expectativa é crescer 60% nos próximos três anos”, divulga.