A Seal Tecnologia trabalha há dez anos com a Bahia Sul. Em princípio, a empresa implantou as bases para a automação no recebimento, na movimentação das bobinas e no estoque.
Depois, em uma segunda fase, desenvolveu o projeto Cortadeira para que fosse possível controlar e evitar perdas com o corte de papel. Agora, a Seal faz parte do projeto Somar e para isso prestou serviços de consultoria e implantação e implantação em todas as áreas anteriores.
O sistema compõe um dos módulos do Seal Manufacture Suite. Ele permite o recebimento, movimentação e estocagem de toda a produção em processos de contingência, sem necessidade do ERP. "Isso dá maior autonomia para a empresa, que terá suas movimentações suportadas, independente de qualquer motivo", explica Jefferson Ceccon, consultor da Seal Tecnologia.
Em 1999, a Seal participou do processo de implantação do ERP (SAP/R3) na Bahia Sul, implementando o sistema OCS com leitores móveis de códigos de barras. Hoje, a Bahia Sul conta com coletores de dados operando em radiofreqüência, que cobrem uma área de até 21.079 metros quadrados. Também foram instalados leitores fixos para ambientes industriais, que são utilizados nas esteiras.
Ambas as empresas avaliam positivamente os resultados: "O projeto é excelente e por isso fizemos a unificação total dos processos e até o ano que vem estaremos estudando a viabilidade de unificação também da parte tecnológica", ressalta Luiz Fernando Assis, consultor de negócios da Suzano Bahia Sul.
www.seal.com.br