Planejamento da operação incluiu paletização e monitoramento da temperatura
A Varig Log realizou um de seus maiores transportes de carne congelada em uma única aeronave: foram embarcadas 70 toneladas no aeroporto de Guarulhos (São Paulo) com destino à cidade de Basiléia, na Suíça. O vôo partiu do Brasil no dia 24 de setembro e chegou à Europa no dia seguinte, com uma escala técnica para reabastecimento em Dakar, percorrendo mais de 9.500 km em 14 horas de viagem. Para o transporte, foi utilizada a aeronave cargueira MD11F com capacidade total de 90 toneladas.
Para garantir o sucesso da operação, foram tomados cuidados especiais como o monitoramento constante da temperatura de 18º C negativos, a paletização apropriada e a distribuição da mercadoria no interior da aeronave. “Este controle de temperatura foi realizado com gelo seco. Cada palete, cuja capacidade de carga é de 1,8 a 4,5 t de carne, recebeu um adicional de 200 kg de gelo seco para a manutenção da temperatura”, explica Horacio Jawerdaum, gerente de Operações da Varig Log. Como a capacidade nos compartimentos inferior e superior da aeronave é diferente, os paletes foram dispostos respeitando-se esta imposição.
A Varig Log transporta aproximadamente 50 toneladas de carne congelada por semana para a Europa, distribuídas em diversos vôos. Para atender às exigências de uma carga desta natureza e com tal volume, foi necessária a criação de uma força-tarefa que envolveu diversos departamentos da empresa, do cliente e dos aeroportos envolvidos.