Operadora logística inicia milk run para produção na planta argentina
A subsidiária brasileira da Ryder está ampliando a expansão do atendimento à Volkswagen: a operadora logística, que atende a montadora no Brasil com o serviço de transporte emergencial e a montadora da Argentina com o serviço de transporte internacional, iniciou o projeto de milk run na planta da montadora localizada no país vizinho exclusivamente para a produção do SpaceFox.
Nesta ampliação das atividades, a prestação de serviço envolve a coleta programada nas indústrias brasileiras de autopeças para abastecer a montadora na fábrica de General Pacheco, localizada na Província de Buenos Aires. Esta operação envolve 50 rotas ao mês em cerca de 300 fornecedores, cuja localização está concentrada principalmente na Grande São Paulo e na Região Sul do País.
Para o presidente da Ryder do Brasil, Antonio Wrobleski Filho, esta operação representa um bom exemplo da consolidação do Mercosul pela integração da indústria automobilística das suas duas principais economias (Brasil e Argentina), por onde trafegam 460 carretas da companhia, em 1.800 viagens internacionais ao mês.
Juntamente com o projeto milk run, teve início pela operadora logística o gerenciamento de contêineres, termo aqui utilizado para designar as embalagens retornáveis fabricadas em ferro ou plástico e utilizadas por todos os fornecedores, tanto para a entrada quanto para a saída da VW. “Esta operação requer um grande controle, pois se trata de um investimento alto, para não ocorrerem perdas das embalagens”, explica Wrobleski Filho.