Riches Log é a empresa do Grupo responsável pela operação nos clientes
O Grupo Fantinati, há 20 anos atuando no segmento de logística, investe em mais uma linha de negócios, a de gestão logística in-house. Após identificar junto a seus clientes a necessidade de integração do transporte com a movimentação interna de cargas, o grupo criou a Riches Log. A gerente comercial, Isabel Cristina Domiciano da Silva, conta que a necessidade de atender a sazonalidade na operação dos clientes foi um dos principais fatores para a abertura da empresa.
Isabel explica que a atuação da Riches Log está baseada na lei 6.019/74, que permite a contratação de funcionários temporários por até 90 dias, podendo o contrato ser prorrogado por mais 90 dias. “Com isso, não temos mão-de-obra estática na operação”, diz. Atualmente, são 400 profissionais terceirizados atuando em diversos clientes.
Para disponibilizar os trabalhadores no mercado e atender às exigências dos clientes, a empresa possui um banco de dados com cerca de mil profissionais de logística. Parte desse quadro foi composto com funcionários absorvidos dos clientes da Riches Log. A gerente conta que algumas empresas solicitam que sua mão-de-obra seja terceirizada a fim de não manter pessoas paradas na operação. Além disso, quando necessitam sabem que os funcionários enviados são qualificados.
Antes de entrar em operação, os selecionados são treinados. “Nossos gestores captam as necessidades dos clientes e servem de multiplicadores”, afirma. A remuneração, de responsabilidade da Riches Log, possui uma peculiaridade. Além de o profissional receber um salário fixo – baseado no piso da categoria – há uma remuneração por produtividade. Os números comprovam a eficácia do método. “Em algumas empresas houve um aumento de 30% na produtividade”, calcula.
Os índices positivos dos clientes reforçam a tendência de crescimento da Riches Log. “Queremos até o final do ano ter mil profissionais terceirizados operando”, frisa. A estrutura física também sofrerá alterações. Atualmente utilizando as instalações do Grupo Fantinati na cidade de São Bernardo do Campo (SP), Isabel revela que até o fim de 2006 a Riches Log terá sede própria.