A ID Logistics Brasil, operador logístico com forte presença em operações do varejo e e-commerce, se preparou para atender a um crescimento expressivo no número de pedidos para o Dia dos Namorados. Para os clientes que atendem somente por e-commerce, o percentual deve ficar entre 20% e 30%. Já para as empresas que atuam nos canais B2B e e-commerce, o acréscimo esperado é de mais de 40%.
Embora o volume geral de vendas possa ser menor em relação ao mesmo período do ano passado, a migração dos consumidores para as compras online, que aconteceu este ano devido à pandemia do coronavírus e pode ser verificada na Páscoa e no Dia das Mães, alterou processos logísticos da cadeia de abastecimento.
“A principal mudança é em relação ao tempo de resposta, o que pede agilidade para colocar os produtos na mão dos novos consumidores, que migraram das lojas físicas para o e-commerce”, destaca Gilberto de Lima Júnior, diretor de Operações da companhia. “Percebemos que, às vezes, os clientes precisam de alterações de demanda de curto prazo e temos de nos adaptar a reagir em períodos muito menores. Falamos de revisão de cenários e revisão de previsões a cada semana e estamos alinhando diariamente com os nossos clientes todas essas mudanças de cenários”, afirma.
Em tempo recorde, a ID Logistics estruturou as equipes e intensificou o treinamento de colaboradores. Também foi preciso negociar com fornecedores e parceiros para serem atendidos com maior rapidez. “A companhia se adaptou rapidamente e, através de muito esforço, agilidade e flexibilidade, hoje temos uma resposta muito mais rápida em relação ao que tínhamos para as variações de volume e dimensionamento de equipamentos, por exemplo”, explica Lima.