A JSL tomou uma série de medidas para lidar com os impactos gerados pela pandemia do novo coronavírus. Dentre elas está a criação de um comitê de crise, que tem organizado, comunicado e acompanhado as principais iniciativas e ações em nível corporativo.
Foi implantado também o trabalho remoto em grande parte das operações, principalmente nas áreas administrativas, e foi criada toda uma infraestrutura para isso, com a disponibilização de equipamentos e dos sistemas necessários.
Nas áreas operacionais foram ajustados os processos e os espaços para permitir o trabalho diário com maior afastamento entre os funcionários. Para garantir a locomoção de forma segura e evitar aglomeração no transporte público, em algumas operações a empresa disponibilizou um carro para cada três funcionários. Além disso, todos os colaboradores que precisam estar no centro logístico, nas filiais ou escritórios têm a temperatura aferida diariamente e em caso de febre são orientados a voltar pra casa e são acompanhados pela empresa.
O programa Ligado em Você, que foi reforçado nesse período, serve como canal de apoio e suporte aos funcionários e suas famílias para questões sociais, psicológicas, de saúde, entre outras, tanto para motoristas próprios quanto para terceiros. Além dos 22 mil funcionários próprios do grupo JSL, há mais de 8 mil caminhoneiros autônomos que trabalham para a companhia. Por meio do canal, esses profissionais recebem orientações de prevenção, dicas de saúde para eles e para as suas famílias, informações sobre pontos de apoio ao longo das rodovias e principalmente toda a orientação, acompanhamento e apoio para os casos suspeitos de Covid-19.
A JSL também fornece álcool em gel para 100% dos motoristas nas suas filiais e kits cozinha para que esses motoristas possam se alimentar ao longo das estradas.
De acordo com a própria companhia, os esforços fazem parte do entendimento da JSL de sua reponsabilidade de garantir que alimentos e medicamentos continuem chegando à população. Por isso, tem tomado todas as medidas para preservar, cuidar da saúde e garantir condições de trabalho adequadas para todos os seus funcionários e caminhoneiros autônomos que trabalham para a companhia.
O grupo ainda fez, institucionalmente, uma doação de mais de 550 mil itens (máscaras, álcool em gel, luvas, entre outros) para hospitais e postos de saúde de diversos municípios do Brasil que se encontram em situação de maior vulnerabilidade, com investimentos da ordem de mais de R$ 5 milhões.