Para dar suporte ao processo de expansão, a Votorantim Agroindústria desenvolveu uma parceria com a operadora logística Boni/GATX para o transporte de suco de laranja concentrado e da fruta in natura. O transporte do suco concentrado começou a ser feito no mês de agosto por rodotrem, cuja capacidade de carga é de 54 toneladas, um aumento de 80% em relação ao caminhão convencional.
Dois rodotrens estão em operação hoje e fazem o transporte até a cidade de Santos, de onde a carga segue para o exterior. A expectativa é a utilização de quatro equipamentos ainda este ano. Anteriormente, o transporte era feito com carretas convencionais e, em 2004, chegou-se a utilizar um bitrem em um projeto piloto, com a obtenção de um ganho de produtividade de 40%.
A Boni/GATX foi contratada para as operações de transporte de suco de laranja entre as fábricas da Citrovita nas cidades de Araras, Matão e Catanduva, todas no Estado de São Paulo, e os dois terminais da própria empresa em Santos. A Citrovita pertence ao Grupo Votorantim e tem capacidade instalada para processar 50 milhões de caixas de laranja por ano. Até o final do ano, a previsão da empresa é atingir uma produção de 300 mil toneladas de suco de laranja por ano, resultado do processamento de 75 milhões de caixas de frutas. Hoje, a empresa exporta para mais de 60 países.
A operadora logística também está cuidando do transporte da laranja in natura entre as fazendas da empresa, localizadas na cidade de Itapetininga (SP), e as suas fábricas. Aqui, a parceria entre a Citrovita e a Boni/GATX também é diferenciada: desde o mês de junho, 30 caminhões bitrens fazem diariamente o trajeto entre as fazendas e as fábricas, totalizando 50 carregamentos por dia. Cada bitrem tem capacidade para transportar 40 toneladas de fruta.
A Boni/GATX é a empresa resultante da fusão entre a Bonifácio Logística e a GATX, e fornece soluções logísticas multimodais, serviços de gestão de estoque, movimentação interna, carga e descarga e também consultoria na área de logística.