A VLI, companhia de soluções logísticas que integra ferrovias, terminais e portos, renovou os contratos de prestação de serviços firmados com três clientes atendidos no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CE). A empresa já movimenta carvão para as termelétricas EDP, Eneva e a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) – essa última também recebe minério de ferro – desde 2016. Os acordos que venceriam em 2021 foram renovados até 2027.
Com mais 200 profissionais próprios e cerca de 150 terceiros, a VLI recebe os navios, garante a manutenção das máquinas e atua no desembarque dos insumos que são enviados diretamente para as unidades industriais por correias transportadoras.
Na opinião do gerente geral Comercial da VLI, Asley Ribeiro, a renovação antecipada evidencia o potencial do acordo com os clientes e com o Complexo do Pecém no longo prazo. “Esse é um passo importante para continuar contribuindo com a logística no estado e demonstra nosso interesse em fomentar novas oportunidades de negócios no Ceará”, pontua.
Em 2019, a operação da VLI no terminal cearense movimentou 8 milhões de toneladas, volume 18% acima do registrado no ano anterior. A merca representou mais de 44% de todas as cargas movimentadas no local. Para este ano, a expectativa é positiva. “Esse resultado e os novos contratos referenciam o amadurecimento da nossa operação, a credibilidade alcançada junto aos clientes e demonstram a expertise da VLI no serviço logístico portuário”, afirma o gerente geral de Operações Portuárias Nordeste da VLI, Denilson Fernandes.