A White Martins desenvolveu um caminhão criogênico de dois eixos, capaz de transportar gases em maiores quantidades, abastecer os clientes em menos tempo e com mais segurança. O TWM6 é, segundo a empresa, inédito na América do Sul e representou um investimento de R$ 1 milhão, pois conta com alto nível de automação e passa a ser utilizado para entrega de oxigênio, nitrogênio e argônio, inicialmente no estado do Rio de Janeiro. Até 2020, o veículo já estará disponível para entregas em todo o Brasil.
Com o mesmo tamanho dos caminhões convencionais, o novo modelo consegue transportar 76% a mais de oxigênio e nitrogênio e 46% a mais de argônio. Na indústria de gases, o caminhão criogênico, por ser menor, é o veículo utilizado em locais onde não é possível fazer o abastecimento por meio de carretas criogênicas, principalmente dentro das grandes cidades.
Além de possibilitar a otimização das rotas pelo fato de transportar mais produto, o TWM6 reduz o tempo de carga e descarga, é um veículo mais leve, reduz a perda de produto e aumenta a produtividade em 66%. O projeto foi totalmente desenvolvido no Brasil pela White Martins ao longo de dois anos e poderá servir de benchmark para a indústria de gases em vários países.
“A confiabilidade é um fator essencial para a White Martins. Sabemos como os gases medicinais e industriais são essenciais para salvar vidas e para aumentar a produtividade de empresas dos mais variados setores. Este novo caminhão nos permitirá atender com ainda mais agilidade hospitais e indústrias de todo o país onde há limitações de espaço para a entrada de nossas carretas criogênicas”, afirma o diretor de Logística da White Martins na América do Sul, Marcos Guimarães.
O novo caminhão ainda trará benefícios ambientais, ao reduzir o consumo de mais de 2 mil litros de diesel e 588 quilômetros rodados por ano e evitar a emissão de 5,3 toneladas de gases causadores do efeito estufa por veículo, reforçando o compromisso da companhia com o desenvolvimento sustentável.
A cabine do caminhão conta, ainda, com dispositivos de segurança, disponíveis também em outros veículos da empresa, como o sistema de identificação de sinais de fadiga ou distração do motorista por meio de um algoritmo de inteligência artificial. A operação do TWM6 é monitorada por meio de um painel lógico de controle, desenvolvido especialmente para os nove veículos da frota inicial.