A Drogaria Onofre lançou, no último mês de junho, o serviço de entrega Super Expressa, que estipula o recebimento dos itens 90 minutos depois de o pedido ser realizado. A nova modalidade, empregada neste primeiro momento apenas na cidade de São Paulo, está disponível em qualquer dia da semana, das 8h às 20h30, pelo e-commerce ou no televendas da empresa.
Para suportar as novas operações, a Onofre investiu em sua estrutura logística. Segundo a diretora geral, Elizangela Kioko, para atender às demandas da entrega Super Expressa, a empresa utiliza e-fulfillment centers, como são chamados os centros de distribuição localizados nas regiões centrais das grandes metrópoles. Esses espaços são específicos para separar e expedir os pedidos feitos pelos compradores dos canais online. “Temos três e-fulfillment centers, sendo um em São Paulo, outro no Rio de Janeiro e um em Belo Horizonte”, diz.
O da capital paulista utilizado no atendimento ao novo serviço está localizado no bairro da Liberdade, conta com mil m² e 12 mil itens armazenados. De acordo com a executiva, a empresa está expandindo a segmentação de entregas, balanceando tempo e custo e visando atender diferentes necessidades. “Faz um mês que iniciamos esse modelo e, nesse período, de todos os pedidos atendidos na nova modalidade, tivemos 26% feitos por clientes novos”, revela.
Para Elizangela, o número é reflexo dos diferenciais apresentados pelo serviço, como a amplitude – tanto no mix de produtos quanto nas regiões atendidas –, produtividade e segmentação da entrega. “Além da automação, investimos em processos, em capacitação profissional, no desenvolvimento de um modelo de gestão diferenciado de entrega e adquirimos um sistema de monitoramento e comunicação para proporcionar maior previsibilidade”, salienta.
Operação
Na prática do dia a dia, diversas mudanças foram implementadas. Para atender a agilidade que o novo serviço demanda, por exemplo, os pedidos são identificados na separação e seguem um fluxo diferente dos demais. “Todos reconhecem que se trata de uma separação urgente. Para esses casos, não temos horários de cortes definidos”, explica Elizangela.
A separação – que leva em torno de 15 minutos –, a expedição e a gestão do pedido e do envio são monitorados por funcionários do departamento de Logística da Onofre o que, afirma a executiva, garantem que o courier terceirizado siga diretamente para o endereço da entrega. O comprador, em contrapartida, recebe um link que oferece a previsão do tempo de entrega e informações personalizadas, como o nome do entregador do pedido.
Em breve a abrangência da entrega Super Expressa deve ser expandida para além da cidade de São Paulo. Sem revelar datas, a diretora geral da Drogaria Onofre divulga que os planos incluem estender o serviço para os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.