A Global Logistic Properties (GLP), companhia que atua no segmento de empreendimentos logísticos na China, Japão e Brasil, anunciou, neste mês de dezembro, sua entrada no mercado norte-americano. Ela está realizando um investimento em conjunto com o GIC – antigo Government of Singapore Investment Corporation –, para adquirir ativos de logística nos Estados Unidos no valor de U$ 8,1 bilhões.
O fundo criado carregará o nome de GLP US Income Partners e compreenderá 11 milhões de m² de área total, distribuídos em 36 grandes mercados dos EUA. A carteira já está 90% locada, com contratos médios de 3,2 anos. O capital utilizado pela GLP para a transação é proveniente de investimentos próprios e também de uma linha de crédito de curto prazo.
A expectativa é que o negócio seja concluído no primeiro semestre de 2015. O GLP US Income Partners contará, inicialmente, com 55% de participação da GLP e 45% do GIC. A GLP pretende, porém, reduzir sua participação para 10% até agosto do ano que vem, como parte do plano de expansão de sua plataforma de gestão de fundos. De acordo com a companhia, já existem investidores interessados.
Com a novidade, a plataforma de gestão de fundos da companhia crescerá 61%, chegando aos US$ 21,3 bilhões. A transação compõe a estratégia da GLP de expandir seus negócios internacionalmente, atingindo os melhores mercados logísticos mundiais. O CEO da GLP, Ming Z. Mei, explica, porém, quais são seus mercados-chave. “A GLP continuará focando na execução de nossos planos de expansão na China, Japão e Brasil, enquanto cresce sua plataforma de gestão de fundos”, diz.
A companhia gerencia um portfólio total de 28 milhões de m² de área locável, servindo mais de 4 mil clientes. Somente no mercado brasileiro, a GLP está presente em 34 cidades e é proprietária de 59 empreendimentos que somam 3 milhões de m² de área construída e em desenvolvimento.