O trator foi projetado para suportar o engate frequente de marchas à frente e a ré – são cerca de 4 mil trocas a cada 8 horas de operação – e, para isso, foi equipado com transmissão totalmente automática de uso severo. Movido a diesel, o veículo é de fácil manobra e apresenta produtividade elevada – um trator terminal pode chegar a fazer o mesmo trabalho de três caminhões convencionais.
Segundo o diretor geral da Rucker, Rafael Mendes, a empresa desenvolveu um produto que reduz o custo total de operação do cliente e, ao mesmo tempo, o deixa livre para cuidar da manutenção sem depender exclusivamente da Rucker. “Trabalhamos com componentes nacionais que podem ser adquiridos na Rucker ou em tradicionais revendedores de peças onde o cliente tiver melhor poder de barganha”, diz.
O TT-40 vem equipado com ar-condicionado quente e frio, suspensão a ar, ingresso à cabine sem necessidade de se curvar, velocidade controlada para garantir segurança, telemetria, ampla área envidraçada para tornar a operação mais segura e porta traseira de rápido acesso às mangueiras pneumáticas, reduzindo também o risco de acidentes e lesões, pois o motorista faz a operação sem a necessitar de subir e descer do caminhão constantemente. Há, ainda, a versão com quinta roda elevatória, que permite engate automático.