A Rossetti Equipamentos Rodoviários anunciou, neste mês de fevereiro, um contrato estabelecido com a montadora MAN Latin America para a fabricação de 302 implementos destinados a caminhões adquiridos pelo Exército Brasileiro como parte do programa de renovação da frota do braço terrestre das Forças Armadas.
A negociação inclui 78 furgões de alumínio, 100 caçambas e 124 carrocerias para o transporte de tropas. O volume total está dividido entre três modelos de caminhões MAN. Os furgões, de 8,50 m e capacidade para aproximadamente 13 toneladas de carga, equipam veículos Constellation 24.250. Já as caçambas, de 5 m³ e capacidade para 8 t, serão montadas sobre caminhões Worker 15.210. Por fim, as carrocerias para o transporte de tropas equipam modelos Constellation 31.320.
De acordo com o gerente de Marketing da Rossetti, Daniel Rossetti, o contrato foi firmado em 2013 e os furgões e caçambas, previstos no primeiro lote, já estão sendo entregues à MAN desde novembro do ano passado. Os demais implementos chegarão à montadora no início do segundo semestre de 2014. Os valores envolvidos na negociação não foram divulgados.
O executivo conta que a homologação dos equipamentos foi complexa. “Tivemos que seguir os padrões rígidos do Centro de Avaliação do Exército (CAEX)”, explica. “Mas fomos recompensados, pois graças à qualidade e robustez dos equipamentos, a Rossetti se destaca como uma das poucas fabricantes que possuem a certificação”.
Esta não é a primeira vez que a empresa fornece implementos para as Forças Armadas do Brasil. No final de 2012, a Rossetti já havia realizado a venda de duas mil carrocerias. Os implementos referentes a essa negociação começaram a ser entregues em agosto de 2012 e foram fornecidos até o final do ano passado.