A Volvo Construction Equipment divulgou hoje, 18 de dezembro, que adquiriu o negócio de caminhões off-road da Terex Corporation. Avaliada em aproximadamente US$ 160 milhões, a negociação, que ainda depende de aprovação regulatória, inclui a fábrica principal em Motherwell, na Escócia, e duas linhas de produtos que têm caminhões rígidos e articulados. Também inclui a distribuição de caminhões nos Estados Unidos e a participação de 25,2% na Inner Mongolia North Hauler S.A. (NHL), que fabrica e vende caminhões rígidos da Terex na China. A marca continuará a ser usada durante o período de transição, que deve ser finalizado no segundo trimestre de 2014.
Segundo o presidente da Volvo CE, Pat Olney, o objetivo com a compra é melhorar a participação da empresa no segmento de movimentação de terra e aumentar a sua presença no setor de mineração leve. “Esta é uma aquisição estratégica que aumenta consideravelmente o potencial de crescimento da Volvo CE”, resume.
A aquisição inclui cinco modelos de caminhões rígidos com design testado e aprovado e cargas úteis entre 32 e 91 toneladas. A introdução de caminhões rígidos ampliará a posição da Volvo CE no setor de mineração leve, um segmento industrial complementar à construção geral, petróleo e gás, agregados e exploração de pedreiras e construção de estradas – setores em que a Volvo CE já opera.
A compra também prevê o acréscimo de mais três modelos de caminhões articulados ao portfólio da Volvo, com cargas úteis entre 25 e 39 toneladas. Essas máquinas consolidam ainda mais a posição da companhia no segmento de caminhões articulados, proporciona um aumento da população de máquinas no campo e oportunidades de crescimento considerável nos mercados de economias emergentes.