Os operadores logísticos Smart e Andrade Cavaletti anunciaram, neste mês de junho, a união das duas empresas para a criação de uma nova companhia, ainda sem nome definido.
Chamado provisoriamente de Smart - Andrade Cavaletti, o novo operador já nasce com projeção de faturamento estimada em cerca de R$ 100 milhões para 2013, frota composta por 230 veículos próprios, 80 agregados, 800 colaboradores e seis centros de distribuição, totalizando mais de 30 mil metros quadrados de área de armazenagem em Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Em 2012, as duas empresas realizaram, juntas, 240 mil entregas e movimentaram um total de 300 mil toneladas.
Sediada em Contagem (MG), a Smart atua no estado mineiro com operações de armazenagem, cross-docking e distribuição fracionada de carga seca. Já a Andrade Cavaletti, oriunda de Brasília (DF), realiza as mesmas operações, só que voltadas a cargas resfriadas e congeladas no Distrito Federal, Goiás, Tocantins e no Triângulo Mineiro, além de operações de coleta em São Paulo.
O objetivo da união é adquirir ganhos de escala e sinergia nas operações. Ambas buscam complementaridade nos serviços, visto que possuem clientes em comum. Juntas, atendem cerca de 500 empresas, como Unilever, Kibon, Seara, Bunge, M. Cassab, Ceratti, Marfrig e BRF.
De acordo com o diretor Comercial da Smart, Carlos de Paula, num primeiro momento, as empresas continuarão funcionando de forma independente. “Estamos estudando a consolidação das operações em uma única estrutura, bem como uma nova razão social”, explica. De acordo com ele, a gestão da nova companhia será compartilhada entre os sócios Adalberto de Paula e Fernando Cavaletti, representando cada uma das empresas envolvidas.
A união deve proporcionar a otimização das filiais, com a oferta de serviços que até então não eram realizados. Os dois CDs da Smart em Contagem, por exemplo, passarão a contar com operações de cross-docking e distribuição de refrigerados, utilizando a estrutura de coleta da filial de São Paulo da Andrade Cavaletti. Esta, por sua vez, deve passar a realizar operações semelhantes com carga seca em sua unidade de Uberlândia, atendendo aos atuais clientes da Smart na região.