A fabricante de implementos rodoviários Rodofort anunciou a construção de uma nova fábrica no estado de Minas Gerais, com previsão para início das operações em 2014. A nova estrutura concentrará a produção da linha pesada da marca, com uma expectativa de produção de 1,8 mil unidades ao ano.
Ainda sem cidade definida, a fábrica será instalada no sul do estado, devido à proximidade com os principais fornecedores da empresa. Ao todo serão investidos cerca de R$ 100 milhões no projeto, sendo que aproximadamente 50% do valor será financiado via banco privado. “O objetivo é descentralizar nossas operações, criando um foco maior em algumas operações da companhia, dando suporte assim a uma proposta de crescimento sólida para os próximos anos”, destaca o diretor de Vendas e Marketing da Rodofort, Leonardo De Vincenzo.
Segundo o executivo, as obras terão início no segundo semestre de 2013. A nova fábrica deve contar com uma área total de 300mil m², com uma área coberta de 30 mil m². A novidade vai gerar 300 empregos diretos e 50 indiretos na região. Quando pronta, a nova planta terá cinco linhas de produção voltadas para o setor rodoviário, atendendo aos segmentos graneleiro, carga seca, basculante e porta contêiner.
A expectativa, com a nova fábrica, é produzir cerca de 1,8 mil unidades ao ano. O número deve proporcionar um incremento de R$ 144 milhões no faturamento da Rodofort. Em 2011 a empresa registrou um faturamento total de R$ 161 milhões. “No ano passado, produzimos em Sumaré e Arujá, 2.948 conjuntos. Com a planta em Minas Gerais, logo nos primeiros anos vamos aumentar a produção em mais de 60% e posteriormente a meta é dobrar a produção até 2017. Com isso, o objetivo é obter, na linha pesada, um market share de 5,30%”, conta o gerente industrial da empresa, Fábio Rocha.
A Rodofort já possui unidades nas cidades de Sumaré – matriz da empresa – e Arujá, ambas em São Paulo. “Em Sumaré vamos nos concentrar no segmento de furgões alumínio e sider lonados. Já em Arujá a produção vai atender somente à linha leve”, explica Rocha.
Rede de distribuidores
O plano de expansão da Rodofort inclui ainda a ampliação de sua rede de distribuidores. Atualmente, o fabricante possui representantes comerciais no Rio de Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Pernambuco e Alagoas. De acordo com o diretor executivo José Soler, a empresa pretende buscar parceiros com estrutura própria para se tornarem distribuidores autorizados da Rodofort.
O executivo conta que os potenciais distribuidores terão que seguir alguns pré-requisitos, como ponto comercial em localização de fácil acesso, oficina para atendimento e assistência técnica, equipe composta por vendedores externos e internos, supervisores, mecânicos, montadores e soldadores, entre outros. “Vamos buscar interessados com grande conhecimento do mercado de implementos, capacidade técnica em manutenção, capacidade financeira, e conhecimento do mercado local,” explica Soler.
Para ampliar a estrutura da rede, a empresa realizou um estudo de mercado que definiu o objetivo de nomear, ainda este ano, novos distribuidores nos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Bahia e Pernambuco. Em 2013 serão implantados distribuidores no restante do Brasil. “Precisamos estar mais próximos de nossos clientes e também buscar ainda mais parceiros comerciais para ampliar nosso leque de operações”, finaliza Soler.