A GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação inaugurou, em meados de setembro, o seu novo escritório em Brasília. Buscando expandir a representatividade da GS1 junto ao Governo, o escritório já iniciou suas atividades. O relacionamento entre a entidade e órgãos governamentais, como Ministério da Fazenda e Ministério da Defesa, evoluiu muito nos últimos dez anos, fazendo com que a instituição se instalasse na capital do País.
A associação tem como meta padronizar processos de logística e rastreabilidade na cadeia de suprimentos, focando suas ações na abrangência nacional. O trabalho na nova unidade contribui nos projetos de lei governamentais e regulamentações, além das políticas públicas para promover as cadeias produtivas.
As principais atuações da GS1 Brasil no setor público são a integração de assessores nos projetos de Câmaras Setoriais organizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Com participação ativa na Câmara Setorial Carne Bovina, Câmara Setorial Fruticultura, Câmara Setorial Viticultura Vinhos e Derivados, Câmara Setorial Leite e Derivados, Câmara Seteroail Cachaça, Câmara Setorial do Algodão e Câmara Setorial de infraestrutura e Logística.