A LSL Transportes, empresa da montadora japonesa Honda, adquiriu, em agosto, dez semirreboques do modelo Evolution da Labor Equipamentos Rodoviários. O negócio foi fechado em aproximadamente R$ 1,8 milhão.
A carreta é um projeto especial da fabricante para o transporte de motocicletas. Com três eixos e comprimento total de 15.100 mm, largura interna de 2.520 mm e altura interna de 3.030 mm, o implemento é equipado com double decker (dois pisos). O andar inferior possui 1.750 mm e o superior 1.230 mm de altura.
O diretor Comercial da Labor, Heberson Cosso, explica que, para facilitar o carregamento no segundo piso, foi desenvolvido um sistema no qual o teto da carreta sobe 520 mm para facilitar a operação de carga e descarga. “O equipamento transporta, no total, 70 motos, sendo 35 em cada piso. Depois de finalizada a operação no andar superior, é só acionar um botão que o teto volta para a posição inicial”, completa o executivo.
“Temos no nosso portfólio carretas com porta traseira tipo plataforma, que se move do chão até o segundo andar no momento de carregar. Contudo, a Honda já desenvolveu em suas docas um sistema próprio de acordo com as medidas da nossa carreta”, revela Cosso.
O executivo explica, ainda, que os implementos serão utilizados pela Honda para o transporte primário de motocicletas, mas conta que já operam com a montadora japonesa há dois anos na distribuição de motos com caminhões e carretas Evolution. A Honda possui, atualmente, cerca de 60 modelos de implementos da Labor, revela o executivo.