A Brasil Máquinas de Construção (BMC) adquiriu, no mês de julho, 50% de participação da Razac Trading, empresa especializada na prestação de serviços de terceirização e consultoria ao comércio exterior, com foco nas áreas logística, financeira e tributária em operações de importação e exportação. Além disso, a empresa ainda oferece serviços de procurement e estruturação de projetos especiais, como no caso de operações com equipamentos pesados.
Com a negociação, a Razac passa a estruturar os modelos de gestão de oportunidades nos setores de construção civil, infraestrutura e energia oriundos da Europa, China e Coreia para a BMC, além de acompanhar a evolução desses projetos. A Razac será responsável pelo startup de novos negócios gerados por ambas as empresas. Por possuir uma estrutura flexível e expertise de importação e planejamento tributário, a Razac irá atuar, também, na viabilização da continuidade das novas oportunidades, que será avaliada pelas duas empresas.
“Já vínhamos estudando uma parceria há dois anos e, com o reconhecimento internacional da BMC, conseguimos concretizar e formatar o novo negócio, que dará suporte à atual demanda de oportunidades que estão surgindo”, comenta o diretor Financeiro da Razac Trading, Dan Turkieniez.
Em um primeiro momento, os serviços oferecidos pelas duas empresas serão totalmente independentes. Porém, a sinergia entre as estruturas pode ser avaliada no futuro. A Razac estima atingir, em 2012, um faturamento de R$ 200 milhões, aumentando sua receita em aproximadamente 60%. Os valores envolvidos na negociação não foram divulgados.