Segundo previsão do e-bit, o comércio eletrônico deve movimentar R$ 450 milhões entre os dias 25 de abril e 9 de maio
É consenso no setor de varejo que o Dia das Mães seja a segunda melhor data para o comércio, atrás apenas do Natal. Só para o segmento de e-commerce, está prevista uma movimentação de R$ 450 milhões só entre os dias 25 de abril e 9 de maio. Segundo o e-bit, consultoria especializada em comércio eletrônico, confirmando-se esse valor, o volume de vendas terá sido 20% maior do que aquele registrado no ano passado, quando o faturamento das vendas pela internet chegou a R$ 380 milhões.
Os Correios esperam entregar, durante o mês de maio, cerca de 873.500 encomendas feitas pela internet, o que representaria um crescimento da ordem de 15% sobre o total movimentado na mesma data do ano passado, que foi de 760 mil pacotes. Este crescimento se reflete na fatia que o e-commerce representa nos negócios da empresa, que foi de 6% em 2008, e estima-se que aumente em um ponto percentual em 2009.
A DHL Express, que já comemorava o bom resultado do trimestre, com crescimento de 41% no faturamento do primeiro trimestre de 2009, quando comparado ao mesmo período do ano passado, agora aposta que o Dia das Mães vá impulsionar ainda mais esses números. A empresa prevê muita procura por linha branca e eletrodomésticos, produtos beneficiados pela redução ou isenção do IPI – Imposto sobre Produto Industrializado.
A JadLog também se mostra otimista quanto à influência da data comemorativa no volume de entregas originadas no comércio eletrônico. Já em abril, a movimentação foi 30% maior do que a registrada em março, alavancada por encomendas de cosméticos, perfumes, produtos têxteis, livros e outros artigos associados ao Dia das Mães.
A Direct Express prevê que, durante a data comemorativa, seu setor de e-commerce cresça 20% em relação ao mesmo período do ano passado, impulsionado por uma ampla gama de produtos oferecidos por seus clientes, dentre os quais Flores Online, Americanas.com, Submarino, Natura e LG.